Após concluir o circuito leste, o 10º Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) chega a Fortaleza e outras cidades cearenses com a sua segunda etapa. Gratuito e livre para todas as idades, o evento conta com espetáculos, oficinas, seminários e outras atividades
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
A arte transformadora do circo volta a encantar diversos municípios cearenses. De (1) a (15) de novembro acontece o segundo circuito do 10º Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC). Nesta etapa, a iniciativa percorrerá praças e equipamentos públicos de cinco cidades, começando por Fortaleza, de 1 a 5 de novembro, e seguindo para Aquiraz, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Itapipoca e Sobral. O evento gratuito traz em sua programação 68 grupos e artistas, apresentando mais de 100 espetáculos, além de oferecer oficinas, palestras, residências, seminários e encontros com o objetivo de conservar e propagar o conhecimento circense. Em conjunto à programação principal, a segunda fase do FICC também contará com o ‘Circuito Paralelo’ com programação em Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Trairi e Juazeiro do Norte.
“O diferencial dessa edição é que ela marca nossos 10 anos interruptos. Isso é um feito para a gente que trabalha com cultura e com projetos incentivados. É um projeto fruto de políticas públicas que se utiliza das leis de incentivo, então conseguir fazer 10 anos ininterruptos é um grande feito. Só isso, já seria um motivo para comemorar”, pontua Giza Diógenes, diretora do Festival de circo.
Atrações
Cerca de 150 artistas circenses e mais de 85 músicos das bandas e charangas que acompanham as tradicionais noites de variedades compõem a atual edição do FICC, a maior já realizada. Das 68 atrações selecionadas, 51 são exclusivamente nacionais, 17 do exterior e três binacionais, com brasileiros em seu elenco. Dez estados estão presentes nos palcos do FICC, sendo eles: Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. O Ceará está em peso neste ano. Das atrações brasileiras, 40 são de 11 cidades cearenses: Itapipoca, Maracanaú, Fortaleza, Quixeré, Juazeiro do Norte, Caucaia, Aracati, Russas, Aquiraz, Paracuru e Jijoca de Jericoacoara.
“A gente pensou especialmente em ter conosco nesta edição alguns grupos que estiveram com a gente durante esses 10 anos. Trouxemos, por exemplo, grupos que estiveram com a gente na primeira edição do FICC. A gente estava iniciando a história de um festival único e pioneiro aqui no Estado do Ceará. (…) esse foi um dos pontos da curadoria para esse ano. A nossa curadoria é feita com muita atenção e muito cuidado, tentando atender às diversas nuances das artes circenses. É importante que a gente veja ali uma variedade de técnicas circenses, da palhaçaria dos números aéreos e números de equilibrismo”, revela a diretora.
Lona Aberta e Circuito Paralelo
De forma simultânea às atividades e apresentações que acontecerão na última parte da 10ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará, será realizado o ‘Circuito Paralelo’. Com programação em equipamentos culturais e festivais, a iniciativa acontecerá em Fortaleza, nos dias 3, 10 e 24; Maracanaú no dia 8; em Sobral e Trairi no dia 16; e em Juazeiro do Norte nos dias 22 e 23.
Além disso, as apresentações artísticas gratuitas do FICC terão continuidade em outros locais mesmo após o encerramento da sua programação principal. Através do ‘Programa Lona Aberta’, no dia 20 de novembro, cinco circos de lona cearenses receberão a magia fomentada pelo festival. São eles: Circo do Palhaço Soneca, no município de Itapipoca, Circo do Pica-Pau, em Aracati, Circo do Palhaço Palito e América Circo, localizados em Fortaleza, e Circo Seven Brothers, em Itaitinga.
Serviço:
10° Festival Internacional de Circo do Ceará – FICC – Segundo Circuito
Gratuito, de 1° a 15 de novembro de 2024
Fortaleza (1 a 5/11), Aquiraz (6/11), São Gonçalo do Amarante (8/11), Paracuru (9 e 10/11), Itapipoca (11 a 14/11) e Sobral (15/11).
Site: www.festivaldecircoceara.com.
Mais informações: Instagram @festivalcircoceara e Facebook @festivaldecircodoceara. Contatos: (85)98850-0006, (85)99904-8082 e festivaldecircoceara@gmail.com.