A Campanha Amigos em Ação realiza sua 14ª Mostra Coletiva de Obras de Arte a partir desta sexta-feira (25). O objetivo é angariar fundos para projetos sociais em todo o Ceará
Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br
A Campanha Amigos em Ação, criada pela Alessandro Belchior Imóveis, abre sua 14ª Mostra Coletiva de Obras de Arte nesta sexta-feira (25) às 19h, no Hall Principal da CDL de Fortaleza. O objetivo é angariar fundos para projetos sociais em todo o Ceará.
Segundo Germano Belchior, presidente da Campanha Amigos em Ação, a expectativa para a 2022 é que seja uma das melhores de todos os tempos. “Com a obra de Espedito Seleiro, a gente espera superar a meta que foi traçada, de 30 toneladas de alimentos não perecíveis, que serão direcionados a seis instituições importantíssimas. E pela primeira vez, uma entidade do Cariri será contemplada”, disse o empresário.
A edição deste ano tem como obra-tema um quadro do artista plástico Espedito Seleiro, intitulado Coração Coroado. Feita com artesanato em couro e madeira medindo 65cm x 138cm, traz a grandeza do Mestre da Cultura. Outras obras compõem a exposição com pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, colagens e esculturas de 67 artistas plásticos e fotógrafos renomados do cenário local e de projeção nacional. Os trabalhos ficarão expostos para visitação pública gratuita até o dia 6 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18 horas.
Além de Espedito Seleiro, alguns dos artistas participantes são Andrea Bezerra, Dias Brasil, Júlio Silveira, Ferreirinha, Eduardo Pilande, Wagner dos Santos, Léo Henriques, Francisco Bandeira, Rodrigo Oliveira, Expedito Lima, Marcos Oriá, Vlamir de Sousa, Assis Filho, Mano Alencar, Vando Figueirêdo, entre outros.
Todos os trabalhos foram doados pelos artistas e por colecionadores para a campanha anual e farão parte do 19° Leilão de Obras de Arte Amigos em Ação, que será realizado no dia 10 de dezembro, a partir das 12h, no Hotel Gran Marquise. Os lances já podem ser feitos por meio do telefone (85) 3466-4303 ou do site da Montenegro Leilões.
Doações
Para além do leilão, cada participante associado do Amigos em Ação precisa doar, no mínimo, 60 quilos de alimentos não perecíveis. Ao final da campanha, os três maiores doadores serão premiados com um troféu.
As instituições beneficiadas são: Lar Torres de Melo, Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, Lar Amigos de Jesus, Oficina do Senhor, Comunidade Filhos Amados do Céu e Obra Lúmen de Evangelização. O movimento também apoia o projeto Educação para o Trabalho e a Cidadania, em Aquiraz, e criou a Banda de Pífaros Juventude Amigos em Ação, composta por cerca de 50 jovens instrumentistas.
Nos seus 30 anos de existência, o Amigos em Ação já beneficiou mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes com cerca de 550 toneladas de alimentos não perecíveis. Mas a iniciativa vai além disso, ainda segundo Germano Belchior. “O que a gente observa, ao longo desses 30 anos, é que a sociedade vem acolhendo muito bem o chamamento que o Amigos em Ação faz. Não só se engajando, mas também criando importantes programas. Então, a gente já viu o despertar de várias instituições e esse é um dos grandes trabalhos, que é multiplicar o espírito da responsabilidade social”.
Serviço
14ª Exposição Coletiva de Obras de Arte Amigos em Ação
Na CDL de Fortaleza. Rua Vinte e Cinco de Março, 882, Centro.
Abertura: nesta sexta-feira, 25, às 19h