Durante muito tempo, os vinhedos mais prestigiados da França e rótulos como Château Margaux, Lafite-Rothschild, Cheval Blanc, Haut-Brion e Petrus foram os maiores atrativos da região de Bordeaux. No entanto, não apenas dos vinhedos que circundam os belos châteaux, vilas medievais e macarons (outro produto típico) vive a região, na fronteira com a Espanha – de quem recebe forte influência – e próxima ao caminho de Santiago de Compostela.
Cada vez mais, as cidades da Aquitânia, como é chamada a zona administrativa, têm sido conhecidas pelo turismo gastronômico, pelos spas com os tratamentos de beleza mais avançados e também pelas compras, já que as mesmas lojas são mais baratas que Paris.
Sua capital, Bordeaux, após passar por anos de restauro dos seus edifícios neoclássicos, converter várias ruas em calçadões para pedestres e transformar as margens do rio Garonne em parques, foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade.
Quinta maior cidade da França, com 250 mil habitantes, é uma pequena metrópole que tem desenvolvido uma vida noturna agitada e com uma pujança de festivais, exposições e eventos culturais e gastronômicos que lhe fizeram deixar a alcunha de “a bela adormecida” para ganhar a fama de “a nova Paris”, como classificou o jornal The New York Times em 2017.
Além disso, Bordeaux tem um dos melhores sistemas de transporte público da França. Ou seja, carro por lá só é necessário para passear entre as vinícolas e conferir as paisagens rurais que circundam a capital. Na bela área urbana, bondes elétricos, 140 estações públicas de bicicletas, os carros elétricos Bluecub e as Pibal, um misto de bicicleta e patinete projetado pelo célebre designer Philippe Starck, são as melhores opções para turistas e moradores.
Como se não bastasse, os quase 590 km que separam Paris e Bordeaux podem ser percorridos em cerca de duas horas nos confortáveis trens de alta velocidade TGV ou os OUIGO, uma versão mais barata, mas tão rápida quanto, a partir de 20 euros. De avião, o tempo de viagem cai para 1h10, chegando ao Aeroporto Internacional Bordeaux-Mérignac, a 12 km da cidade e um dos principais do sudoeste da França, com extensa malha operada pela Air France. A empresa aérea, por sinal, oferece voos diretos semanais de Fortaleza para a capital francesa. A Casablanca Turismo também oferece diferentes experiências em Bordeaux, sobretudo para os amantes do mundo dos vinhos, inclusive, opções com o selo Virtuoso, a associação internacional especializada em experiências turísticas exclusivas.