Fortaleza se prepara para a abertura do 76º Salão de Abril, nesta quinta-feira (3), às 18h, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Com o tema “Despertar à Terra”, a edição deste ano propõe uma reflexão sobre a relação entre arte, patrimônio cultural e meio ambiente, reunindo 38 artistas nordestinos com obras em diversas linguagens — incluindo, pela primeira vez, a arte têxtil. “Esta edição marca avanços, desde a curadoria diversa até os recursos de acessibilidade, para que a arte sensibilize mais pessoas”, destaca Ana Aline Furtado, diretora do espaço.
A homenagem especial será ao Mestre da Cultura Júlio Santos* referência em fotopintura e preservação das tradições visuais cearenses. “Seu trabalho ressignifica uma tradição marcada por apagamentos étnico-raciais, celebrando identidades silenciadas”, explica a secretária municipal de Cultura, Helena Barbosa, que também reforça a urgência da temática ambiental: “Como diz Ailton Krenak, ‘o futuro é ancestral’. A arte é instrumento para esse pacto coletivo pela preservação”.
O evento, gratuito e aberto ao público contará com audiodescrição, intérpretes de Libras (sob demanda) e uma programação formativa até junho. Entre as obras expostas, estarão instalações, performances, videoarte e esculturas, com curadoria de Aline Ambrósio e Wes Viana. Com sete décadas de história, o Salão consolida Fortaleza como polo criativo e espaço de debate sobre questões sociais através da arte.
Programação
18h – Abertura dos portões
18h às 18h30 – DJ Rapha Anacé
18h30 às 21h – DJ Negona
19h10 – Semeadouro, performance com Jéssica Cruz
19h30 – Cerimonial de abertura
20h – Abertura da exposição
Serviço
Abertura do 76º edição do Salão de Abril
Data: 3 de abril (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Centro Cultural Casa Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632 – Centro)