Quem gosta de viajar de carro certamente já considerou conhecer a Costa Oeste dos Estados Unidos, principalmente o trecho na Califórnia cortado pela autoestrada Highway 1 (quem tiver tempo e disposição, pode aproveitar a rota e dar uma esticada no estado vizinho, Nevada, para conhecer a surreal Las Vegas).
Também conhecida como Route 1, a estrada tem vistas belíssimas e, por ligar diversas cidades da costa do estado, oferece inúmeras opções para os viajantes. Balneários como Santa Bárbara, vários picos para surf, desfiladeiros na beira da estrada com vistas encantadoras do Pacífico, praias cheias de leões marinhos em Monterey, vinícolas, aquários e charmosas cidades pequenas e grandes metrópoles, como a multifacetada San Francisco e a caótica Los Angeles, segunda maior cidade dos Estados Unidos.
Um dos roteiros mais utilizados pelos viajantes é começar a road trip por San Francisco, ao norte, e ir descendo rumo a San Diego, já na fronteira com o México. Saindo de Fortaleza, a melhor opção para chegar lá é pela Copa Airlines. Incluindo a conexão na Cidade do Panamá, são aproximadamente 14 horas de viagem para atravessar o Brasil, o Atlântico e os Estados Unidos para chegar à Califórnia. A Casablanca Turismo também oferece várias opções para quem deseja planejar a viagem, incluindo a contratação de serviços especializados e aluguel de carro.
San Francisco é uma cidade pujante e tem muito mais a oferecer além dos famosos bondes e da Golden Gate. Seus bairros têm diferentes vocações. O distrito financeiro é chique e badalado, Ashbury tem uma pegada hippie e Castro, North Beach e a Lombard Street são mais informais e acolhedoras.
Em seguida, vem a capital californiana do surf, Santa Cruz, seguida por Monterey, onde os principais atrativos são o aquário, a rua Cannery Row e os barulhentos leões marinhos; Não deixe de passar por Carmel, um dos trechos mais românticos da Highway 1.
Logo em seguida vem Big Sur, que na opinião da grande maioria dos viajantes, é o trecho mais bonito. São cerca de 70 km, os mais sinuosos da rota, contornando rochedos que são verdadeiros convites para parar o carro, fazer aquele selfie e tomar um banho de mar. Os pontos mais famosos são Way Falls, Bixby Bridge, SandDollar Beach e Pfeifer Beach. Nos arredores, ainda dá para ver elefantes marinhos esparrados na areia e nas pedras de San Simeon.
Santa Barbara, com suas praias e uma rua cheia de lojas e excelentes restaurantes (em geral, não são caros), ruínas de uma missão espanhola e a vista espetacular da torre do fórum, é uma das principais paradas antes de chegar a Los Angeles – não sem antes passar nas vinícolas de Los Olivos.
LA dispensa apresentações: com mais de quatro milhões de habitantes e centro da indústria de entretenimento dos Estados Unidos, é cheia de museus, shoppings e tem nos arredores Beverly Hills e Hollywood, além das praias de Santa Mônica e a festeira Venice Beach. No entanto, o visitante tem que estar preparado para um trânsito que pode fazer parecer o de São Paulo, com o triplo da população, parecido com cidade do interior.
Por fim, a acolhedora San Diego, conhecida por ser a cidade mais relax da Califórnia. Além das praias, tem um dos maiores zoológicos da região e, graças à proximidade com o México, tem forte influência latina. É um dos melhores locais dos Estados Unidos para apreciar a culinária mexicana por um bom preço.