Aproximar a ciência e o cotidiano da maioria das pessoas conversando ao redor de uma mesa de bar: este é o propósito do Pint of Science, festival mundial de divulgação científica que terá a segunda edição realizada em Fortaleza entre os dias 20 e 22 de maio.
Os temas das conversas variam e contemplam diversas áreas do conhecimento, tais como astronomia, saúde, biodiversidade, ciência dos alimentos, engenharia de transportes e direito. A participação é gratuita (é cobrado apenas o consumo em cada estabelecimento) e não são necessárias inscrições prévias. A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br.
A coordenadora do evento em Fortaleza, Ana Elisa Sidrim, destaca que a relevância e a atualidade dos temas abordados “despertam a curiosidade das pessoas, conseguimos alcançar um público significativo em 2018 que ainda não tinha contato com os assuntos abordados”. Para esta edição estão confirmadas a participação de pesquisadores da Embrapa, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor).
O Pint of Science surgiu em 2012, na londrina Imperial College e atualmente acontece em 24 países. A primeira edição no Brasil ocorreu em 2015, na cidade de São Carlos (SP). Em 2019 são 87 municípios participantes, tornado o País o líder mundial do evento, seguido pela Espanha, que sediará o evento em 72 cidades.
SERVIÇO:
Pint Of Science 2019, em Fortaleza
20/05:
– Como cidades inteligentes desafiam sua infraestrutura de transportes
– Conservação de Recursos Genéticos
Local: Cantinho do Frango (Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota)
21/05:
– Construção de Consensos: uma nova visão sobre como solucionar conflitos complexos
– A ciência por trás dos cardápios
Local: Brava Boteco Carnes e Frutos do Mar (R. Prof. Wilson Aguiar, 78 – Edson Queiroz)
22/05:
– Einstein e a dança do espaço-tempo: das ondas gravitacionais a buracos negros
– Doutor, qual o meu diagnóstico? É uma simples virose…
Local: Boozer’s Pub (R. Carlos Vasconcelos, 834 – Meireles)
Horário: a partir de 19h30, todos os dias
* Participação gratuita, sem necessidade de inscrição prévia – o público paga, apenas, o que for consumido no estabelecimento.