Projetos de reformas em imóveis poderão ser realizados gratuitamente por alunos de instituições de ensino superior (IES), via Prefeitura de Fortaleza. O serviço sertá oferecido para famílias com renda de até três salários mínimos e registradas no Cadastro Único do Governo Federal.
O Termo de Cooperação Técnica que viabiliza o serviço foi celebrado hoje (2) entre município e as IES UNI7, Unichristus e Unifametro. A partir de então, alunos podem destas instituições podem atuar na assistência técnica habitacional da Prefeitura de Fortaleza. Ainda em agosto, o Termo será assinado também pela Estácio de Sá e pela UniFanor.
“Conforme a Lei Federal N° 11.888 de 2008, as cidades devem prestar assessoria técnica habitacional para a população de baixa renda. A prefeitura de Fortaleza já oferta gratuitamente este serviço e a parceria com as instituições de ensino irão somar positivamente com o desenvolvimento desta ação. Os alunos poderão vivenciar, na prática, a rotina de criação de projetos e auxiliar as comunidades da cidade em que vivem”, enfatiza Águeda Muniz.
Os esturantes vão atuar na elaboração de projeto arquitetônico para construção, reforma e ampliação de imóvel residencial ou de uso misto, inclusive para moradores das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). Imóveis em Zona de Proteção Ambiental (ZPA) ou em áreas de risco não podem ser incluídos.
O serviço pode ser solicitado na Central de Atendimento da Seuma ou no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), no Shopping Aldeota e após análise pela Prefeitura, é realizada visita ao local onde será desenvolvido o projeto.