A queda acentuada na taxa básica de juros (Selic), atualmente em 5,5%, deve ter um impacto grande no mercado da construção civil, avalia o fundador da MRV Engenharia e um dos responsáveis por trazer a rede de notícias CNN para o Brasil, Rubens Menin. “Uma queda de dois pontos percentuais nos juros bota muita gente no jogo”, avalia.
De acordo com Menin, a queda na taxa de juros pode colocar no mercado de construção até 500 mil famílias por ano. O empresário avaliou o atual cenário da economia e da política no Brasil em entrevista ao Jornal Folha de S. Paulo publicada na segunda-feira, 30.
Menin apontou ainda como fundamental para a retomada da confiança e dos investimentos, pacificar a política, estimular o que chama de “nacionalismo inteligente”, aliar as reformas a cortes de gastos públicos para que o estado seja “reduzido e supereficiente” e conciliar as agendas econômica e social.
“Não dá para crescer se a classe média ficar para trás, igualdade de oportunidades é fundamental se quisermos ter uma nação”, disse Menin à Folha, defendendo também uma que haja no Brasil uma cultura de filantropia para “devolver para a sociedade”, citando que no Brasil, doações para projetos filantrópicos representam 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto esse percentual chega a 2% nos Estados Unidos e 1,5% na Inglaterra.
Além de ocupar a presidência do conselho da MRV, do Banco Inter, da Log Commercial Properties e da récem adquirida AHS, Rubens Menin integra o grupo de empresários filantropos Bem Maior e é um dos organizadores do movimento de renovação política Você muda o Brasil. Além disso, é um dos principais investidores da plataforma de notícias CNN Brasil, que deve estrear em dezembro.