Muito da fama de bairro charmoso que Copabacana conquistou veio do Copacabana Palace. Atualmente administrado pela Belmond (rede comprada em 2018 pelo conglomerado de luxo Louis Vuitton Moët Hennessy – LVMH), o hotel é uma referência de glamour desde a sua inauguração, em 1923, quando a emblemática praia ainda era uma área longínqua e sem urbanização.
O edifício art déco, decorado com mármores e madeiras nobres brasileiras, foi projetado para reproduzir o clima dos balneários do Mediterrâneo no Brasil. Pelos salões e restaurantes do Copa, como é o hotel é carinhosamente chamado no Rio, desfilaram grandes artistas, como Marlene Dietrich, Orson Welles, Catherine Hepburd, Carmen Miranda, Janis Joplis, os Stones, o U2… Além de cabeças coroadas, como Lady Di, que pediu para apagar as luzes da piscina olímpica para nadar sem ser vista, e chefes de estado, como Nelson Mandella, Bill Clinton, entre vários outros.
Ao todo, são 239 apartamentos com pelo menos 30 m², apartamentos superior, suítes e as sete penthouses com terraço privativo na cobertura. Estas últimas têm uma piscina exclusiva, com o fundo preto, e é onde ficam os hóspedes mais prestigiados. A piscina semi-olímpica de frente para a praia, a quadra de tênis, o spa, os serviços exclusivos de transfer e a assinatura da rede de serviços turísticos de alto padrão Virtuoso completam a experiência da hotelaria do Belmond Copacabana Palace.
Outros elementos que contribuíram para a fama do hotel foram os bailes de réveillon e de carnaval, sempre disputadíssimos, e a gastronomia. Atualmente, são dois restaurantes estrelados pelo Guia Michelin: o pan-asiático Mee, com criações assinadas pelo chef Itamar Araújo; e o italiano Hotel Cipriani, criado em 1994 e comandado pelo chef Aniello Cassese.
O polo gastronômico do Belmond Copacabana Palace conta ainda com o tradicional restaurante Pérgula, com ambiente elegante e descontraído, que oferece pratos clássicos e inspirados no Mediterrâneo, criados pelo chef João Melo; o Copacabana Piano Bar; o Bar da Piscina, e o Mesa do Chef, uma experiência na cozinha do Cipriani para acompanhar o chef produzindo pratos exclusivos.
A Casablanca Turismo, única agência do Nordeste e do Norte que integra a rede Virtuoso, oferece pacotes no Belmond Copacabana Palace para o reveillón 2020 a partir de R$ 20,3 mil, com quatro noites dois ingressos para a festa do hotel.