Coração do sudeste asiático, a Tailândia reúne em pouco mais de 500 mil km² uma variedade enorme tanto de paisagens, que vão de ilhas tropicais a montanhas; quanto de ritos e costumes centenários. As tradições, a religiosidade, as praias idílicas, a cultura gastronômica peculiar e o fato de ser uma das monarquias mais populares do mundo atraem cada vez mais viajantes.
Além de destinos como as ilhas Koh Phi Phi e Phuket, ao sul; o balneário de Pattaya, no Golfo da Tailândia; os templos budistas do norte, principalmente na cidade sagrada de Ayutthaya e nos templos de Chiang Mai (que conta a pouco tempo com o Museu de Arte Contemporânea MAIIAM); da agitada e plural capital Bangcoc, a Tailândia é um prático e bem estruturado ponto de conexão para os demais países da Ásia. Também pela distância e longa duração dos voos (não há voo direto partindo do Brasil), os viajantes costumam incluir no roteiro os vizinhos Vietnã, Camboja, Laos e Mianmar.
A região da fronteira com os Laos e Miamar, conhecida como Triângulo Dourado, é relativamente próxima de Chiang Mai, ou “Rosa do Norte”, o berço cultural da Tailândia e cercada por montanhas e florestas. Nakhon Ratchasima, ou Khorat, é outra região cheia de tradições, inclusive, do povo Khmer, um dos grupos étnicos mais antigos do país. A cidade é um dos principais acessos para Khon Kaen, região de urbanização bem mais recente e onde foram encontrados vários fósseis de dinossauros no Parque Nacional Phy Wiang.
A de Bangkok, uma metrópole com mais de 10 milhões de habitantes e um patrimônio cultural riquíssimo, com mais de 400 templos budistas e parte conhecida como “Veneza do Oriente”, tem ainda a capital antiga, Ayutthaya, mais um dos patrimônios culturais da humanidade na Tailândia.
E para quem quer praias paradisíacas, com água límpida e morna, colônias de corais e uma biodiversidade marinha única, visível a poucos metros de mergulho, o Golfo da Tailândia e as ilhas ao sul o lugar perfeito. As praias são tão procuradas que agora passam por processo de restrição gradual de visitantes. Destinos como a ilhas Phuket, com influência portuguesa e hotéis de alto padrão; Krabi, famosa por ser cenário do filme A Praia; Phang-nga, conhecida como o melhor lugar da Tailândia para mergulhar, completam o roteiro.