Com o fechamento de fronteiras, muitos viajantes internacionais terão que remarcar os seus bilhetes. Confira como as companhias aéreas que operam em Fortaleza estão lidando com os transtornos causados com pelo novo coronavírus
Luiz Claudio Morais
luizclaudio@ootimista.com.br
O Aeroporto Internacional de Fortaleza recebe voos da América do Norte, da América do Sul, da Europa e da África. No entanto, a pandemia do novo coronavírus limitou a conexão entre destinos. Os mais afetados foram os internacionais, para evitar a entrada de novos casos de Covid-19.
Nenhum voo para o exterior está sendo operado na capital cearense. O Otimista reuniu as principais informações, disponíveis até o fechamento desta edição, sobre a situação atual dos voos internacionais que saem do aeroporto de Fortaleza, para os viajantes que desejam remarcar os seus bilhetes.
Latam
A Latam anunciou, no dia 16 de março, uma redução de 90% no total de suas operações internacionais. A empresa diz que todos os passageiros com voos nacionais ou internacionais afetados poderão reprogramar seus bilhetes até 31 de dezembro, sem custos adicionais. É possível remarcar os bilhetes diretamente no site da empresa. As regras de flexibilidade estão disponíveis no site da Latam.
Gol
A empresa suspendeu todos os voos internacionais desde o meio do mês de março. O último voo saindo de Fortaleza para o exterior foi no dia 20 de março. A medida deve seguir vigorando até o dia 30 de junho, podendo ser prorrogada. A companhia diz que está flexibilizando políticas de remarcações e cancelamentos, tanto para voos internacionais quanto nacionais.
Azul
A Azul cancelou todos os voos internacionais desde 16 de março. Apenas operam aqueles que chegam e saem de Campinas (SP). A empresa está entrando em contato com os clientes com voos marcados para avisar sobre alterações e as possibilidades de remarcação ou reembolso. Mais informações, no site da companhia.
Tap
O tradicional voo Lisboa-Fortaleza estão suspenso até, pelo menos, 4 de maio. Apenas São Paulo e Rio de Janeiro estão recebendo as aeronaves da companhia portuguesa, porém em menor frequência até 30 de abril.
KLM/Air France
As companhias suspenderam os voos para Fortaleza no dia 22 de março, e ficarão sem voar no estado até o dia 3 de maio. Segundo a o grupo KLM, o cliente terá até 30 de setembro para adiar a data do voo caso ele esteja marcado até 31 de maio. A nova viagem deve ocorrer a partir de 30 de novembro. O cancelamento da passagem com embarque até 31 de maio dará direito a um voucher no valor integral do bilhete, com validade de um ano.
Air Europa
Todas as rotas para o Brasil estarão suspensas entre os dias 1º e 30 de abril. Não há mais venda de bilhetes de voos programados até o final de maio. Para viagens até 15 de junho, a empresa está oferecendo alteração de data ou rota até 31/03/21, sem qualquer penalização. Se a mesma tarifa estiver disponível, não será aplicado nenhum custo extra. Mais políticas de reembolso e remarcação de voos da empresa podem ser consultadas no site da companhia.
Cabo Verde Airlines
A companhia africana suspendeu, no dia 18 de março, todas as suas operações por um prazo inicial de 30 dias. A empresa conecta Cabo Verde às cidades de Recife, Fortaleza e Porto Alegre. A empresa disponibilizou uma página para tirar as dúvidas dos passageiros.