“Van Gogh Live 8K” chega ao Shopping RioMar Fortaleza hoje (16) como a maior exposição imersiva mundial sobre a obra do pintor pós-impressionista. “A Noite Estrelada”, “O Quarto de Van Gogh” e “Os Girassóis” são alguns dos quadros projetados
Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br
Como Van Gogh se sentiria se soubesse do sucesso de suas obras?. Esta pergunta já permeou questionamentos dentro e fora da ficção. Agora, em plena Quarta Revolução Industrial, o questionamento pode ser afunilado: Como Van Gogh se sentiria se soubesse que suas obras foram digitalizadas?. Isso porque o uso da tecnologia tornou-se uma ferramenta para a popularização da arte. Uma dessas iniciativas, que tem conquistado os brasileiros, é a realizada pela Blast Entertainment, que traz ao RioMar Fortaleza a exposição Van Gogh Live 8K, a maior exposição imersiva mundial sobre a obra do neerlandês que não viu o sucesso em vida. A mostra fica aberta para visitação desta quinta-feira (16) até o dia 21 de junho, antes de viajar pelo mundo.
O espaço, localizado no estacionamento do shopping nas proximidades do Hard Rock Cafe, possui um café-teatro temático, uma loja com produtos especialmente customizados — inclusive com livros sobre o pintor —, uma sala educacional, um campo de girassóis totalmente aromatizados, uma antessala imersiva — onde um rosto em 3D de Van Gogh é formado a partir de seus autorretratos — e o salão principal, com a experiência em 8K. São 45 minutos de apresentação em 1500 metros quadrados, usando 40 projetores com 480 mil lumens (480K).
Mais de 250 obras do pintor pós-impressionista são reproduzidas, como A Noite Estrelada (1889), O Quarto de Van Gogh (1888) e Os Girassóis (1888). Elas ressaltam as cores da alma de um artista atormentado que acaba refletindo também o momento atual, nos olhos de quem aprecia a exposição. Quadros exibidos em qualidade comparada às melhores TVs do mercado se misturam a uma locução exclusiva de Fernanda Montenegro, embalada por músicas que vão dos clássicos de Bach à trilha sonora de O Poderoso Chefão. Além disso, o próprio Van Gogh e seus girassóis ganham vida com atores do Grupo Blitz, vestindo peças do estilista cearense Yuri Yamamoto em parceria com Eli Ananias.
Cerca de um milhão de pessoas já presenciaram a exposição em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife. Ao Tapis Rouge, Rafael Reisman, CEO da BLAST Entertainment, empresa do grupo DC SET, disse que os quase três anos de pesquisa desembocaram na oportunidade do fortalezense ver a obra do artista dentro dela. “Nem sempre existe o costume das pessoas de irem ao museu. Mas quando você monta uma estrutura em um lugar acessível, como um shopping, e de uma forma muito mais dinâmica e moderna, com uma alta tecnologia, isso atrai as pessoas de todas as idades. As pessoas mais velhas tinham o costume de ir ao museu. As mais novas estão muito ligadas no celular, no computador, em games, em realidade virtual. E Van Gogh é uma mistura de tudo isso”, reflete o empresário.
Destaque para os efeitos de iluminação que, em um dado momento, se apresentam como se uma vela fosse colocada à frente de um quadro, em um ambiente totalmente escuro. É recomendado que pessoas com labirintite assistam à experiência em 8K sentadas. Os ingressos já estão à venda em www.vangoghlive.com.br, com valores que variam de R$ 30 (meia) a R$ 140 (VIP Experience). A exposição fica aberta de segunda a sábado das 10h às 21h20, e aos domingos das 13h às 20h20.
Serviço
Van Gogh Live 8K
Shopping RioMar Fortaleza
De 16 de março a 21 de junho. De segunda a sábado das 10h às 21h20 e aos domingos das 13h às 20h20
Ingressos no www.vangoghlive.com.br