slot deposit 5000

Kingdomtoto

Nuri77

Nuri77

Merpati77

Toto slot

Slot qris 5000

Slot deposit 5000

Kembangtoto

Situs slot resmi

Slot deposit 5000

Slot deposit 5000

Situs toto 4d

Kingdomtoto

Kembangtoto

Theatro José de Alencar é o primeiro do Brasil a ganhar modelo em 3D de alta precisão | Tapis Rouge

Theatro José de Alencar é o primeiro do Brasil a ganhar modelo em 3D de alta precisão

Acompanhando um modelo que já vem sendo aplicado em diversas partes do mundo, o Theatro José de Alencar (TJA), considerado um dos equipamentos históricos mais importantes do Ceará, tornou-se o pioneiro do Estado e do País a ter seu patrimônio cultural digitalizado em alta precisão.

Através de técnicas de última geração, o teatro passou por um levantamento tridimensional de toda a sua estrutura, gerando uma moderna documentação que poderá ser usada para futuros projetos de manutenção e restauro, além de permitir que o edifício se torne objeto de visitação virtual.

O trabalho foi realizado por uma equipe multidisciplinar de professores e alunos do Curso de Engenharia Civil e do Curso de Ciência da Computação, ambos do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas, além de professores e alunos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design, em Fortaleza.

Ft_230530_theatro2_gr
(Foto: Reprodução)

A atualização da documentação do teatro foi realizada no projeto em três etapas principais. Inicialmente, foi feita a catalogação dos documentos históricos existentes, como fotos, representações gráficas e registros da história, do projeto e da construção do equipamento.

Após essa etapa, foi realizado o levantamento digital, através de fotogrametria UAV (registros fotográficos feitos por drones) e técnicas de varredura, feitas por scanner. Com os drones, foram registradas 239 capturas, especialmente para os telhados, onde é mais complicado utilizar um laser scanner terrestre.

Em seguida, essas imagens foram usadas para sincronizar com os dados do escaneamento terrestre, de forma a diminuir as imperfeições do modelo a ser criado do teatro, o qual constituiu a terceira etapa do projeto.

“É uma modelagem tridimensional em que conseguimos inserir informações diversas, não só geométricas, mas também das propriedades dos materiais, degradação, e conseguimos evoluir para o planejamento das intervenções de manutenção, dentre outras coisas”, explica o Prof. Esequiel Mesquita, do Campus de Russas e responsável pelo projeto.

 

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES