Nesta terça-feira (3), um incêndio atingiu o apartamento de José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, localizado na região do Paraíso, zona sul de São Paulo. O dramaturgo sofreu múltiplas queimaduras e foi levado às pressas para o Hospital das Clínicas.
Em declaração feita à coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, a sobrinha de Zé Celso Beatriz Corrêa disse que o estado de saúde do tio é grave. “Ele passou por uma cirurgia e está sendo transferido para a UTI. Foi necessário realizar a intubação. Embora a situação seja séria, fomos informados de que ele está estável, mas não possuímos detalhes adicionais”, informou.
O marido de Zé Celso, o ator Marcelo Dummond, também foi levado ao hospital e está sob observação. Apesar de não ter sofrido queimaduras, ele inalou monóxido de carbono. Ambos residem no mesmo prédio, porém em apartamentos diferentes. Além do casal, outras duas pessoas ficaram feridas no incidente, os atores Victor Rosa e Ricardo Bittencourt. Victor Rosa teria se queimado ao tentar resgatar Zé Celso.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio ocorreu por volta das 8h. Ricardo Bittencourt revelou, também à Folha de S.Paulo, que o fogo teve início no quarto de Zé Celso, acrescentando: “Provavelmente, foi causado pelo aquecedor”.
Aos 86 anos, Zé Celso ganhou projeção internacional por adaptar para o teatro clássicos da literatura como ‘Os Sertões’, ‘O Rei da Vela’, ‘Roda Viva’ e ‘As Bacantes’, em versões antropofágicas ditas “orgiásticas” pela crítica europeia. Foi um dos criadores do Teatro Oficina, celeiro artístico de grande importância para a dramaturgia brasileira.