A CasaCor Ceará 2023 está aberta para visitação e o público pode ver de perto 35 espaços projetos pelos mais renomados profissionais cearenses. Um dos mais prestigiados tem sido a Sala Viva Dr. André Guanabara, projetada pelas arquitetas Juliana Hissa e Zaíra Mendes.
Muito além de um espaço comum, a ideia das profissionais foi elaborar um ambiente para que os visitantes pudessem sentir, viver e desfrutar do bem estar que a arquitetura pode proporcionar, a partir do resgate de memórias e as sensações. Todas essas ideias estão presentes através de layout fluido, um grande sofá orgânico, desenhado pela dupla.
A conexão interior e exterior faz com que o verde esteja presente no espaço a aprtir de divisórias de vidro que permitem que a natureza esteja presente e assim a paleta monocromática é quebrada. “Nós enaltecemos e priorizamos a arte cearense. Escolhemos telas do artista Barrica, onde uma das obras foi posicionada de forma estratégica no vidro que separa um jardim, exatamente para valorizar a obra, com a vista e sensação de bem estar que a biofilia nos traz”, detalham.
O ambiente é contemplado com uma escultura em palha do artista cearense Érico Gondim, além de peças com mensagens tocantes elaboradas pelo artista Josafa Neto, também cearense. Cada peça traz emoções em diferentes perspectivas, dependendo da vivência de quem observa.
Com o tema “Corpo & Morada”, a CasaCor Ceará 2023 está aberta para visitação até 29 de outubro, na rua Tibúrcio Cavalcante, 607, no bairro Meireles. Inicialmente construída para a família de Manoel Machado e sua esposa Beatriz, a propriedade é atualmente da Dasart Engenharia, presidida pelo empresário Vitor Frota.
Confira fotos do espaço Sala Viva: