Netflix vai divulgar audiência de filmes e séries para garantir mais transparência

A Netflix anunciou nesta terça-feira (12) que vai passar a divulgar mais dados de audiência dos filmes e séries disponíveis na plataforma. A medida, tomada no rescaldo da greve de atores e roteiristas de Hollywood, visa aumentar a transparência e a confiança entre criadores, produtores e público.

A partir de agora, a Netflix publicará a quantidade de horas vistas para cada conteúdo num determinado semestre. O levantamento será feito duas vezes ao ano e vai incluir dados sobre data e território em que cada lançamento foi disponibilizado.

A empresa informou que só entrarão no relatório os títulos que atingirem ao menos 50.000 horas vistas globalmente. De acordo com a Netflix, isso equivale, no primeiro levantamento feito, a cerca de 18.000 produções e 99% de todas as visualizações dentro da plataforma.

A medida é uma resposta às críticas que a Netflix vem recebendo por sua falta de transparência. A greve de atores e roteiristas de Hollywood, que ocorreu em 2020, colocou em xeque a falta de dados sobre audiência e a forma como a empresa remunera seus criadores.

Com a divulgação de mais dados, a Netflix espera aumentar a confiança entre criadores e produtores. A empresa também espera que a medida ajude o público a entender melhor o que está sendo visto na plataforma.

Entre os novos dados já divulgados está a porcentagem que os assinantes dedicam a conteúdos próprios da Netflix, contra conteúdos licenciados, produzidos por terceiros. No primeiro semestre deste ano, os conteúdos próprios representaram 55% das visualizações, enquanto os conteúdos licenciados representaram 45%.

Também foi divulgado que 30% das visualizações no primeiro semestre deste ano foram para conteúdos em língua não inglesa. A Netflix tem investido cada vez mais em produções de fora dos Estados Unidos, como uma forma de atender à crescente demanda por conteúdo internacional.

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