A Pinacoteca do Ceará começa o ano com debate, visitas mediadas e atividades para crianças. No mês das férias, o museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, convida ainda o público para visitar as exposições do equipamento em cartaz.
A programação tem início na quinta-feira (4), com o Percursos Entrelaçados “Nascedouros: Os olhos choram um mar”. A visita, que ocorre das 16h às 17h, tem mediação de Andrea Dalveroni e Mateus Araújo, com o objetivo de dialogar sobre os olhares poéticos que envolvem o oceano. A proposta é promover um passeio sensível pela exposição “Leonilson e Das amizades”, especialmente nos trabalhos que fazem referência ao mar e aos desejos por amor e liberdade. Com classificação indicativa livre, a atividade busca ainda um diálogo com as obras das amizades presentes no pavilhão expositivo. Além disso, a dupla de mediadores leva os participantes para a exposição “Se arar” com destaque para obras que suscitam relações com água, afeto e pertencimento.
Também na quinta-feira (4), o museu recebe a artista Linga Acácio para a Conversa de Ateliê: Movimentos parasitas, por uma convivência visceral. A atividade conta com a apresentação do texto “Movimentos parasitas, por uma convivência visceral”, além da obra instalativa “Zona de convivência” realizada no Palais de Tokyo (FRA), em 2023. A pesquisa da artista reflete sobre os impactos pandêmicos da Covid-19, mas também da epidemia de HIV, na saúde e no cotidiano. Linga Acácio relembra as contribuições históricas de prevenção encabeçadas por pessoas trans e travestis. Além disso, questiona as matrizes de poder que agenciam a sorofobia (medo ou preconceito com pessoas soropositivas). A conversa tem início às 17h no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará. Conta também com acessibilidade em Libras e classificação indicativa de 18 anos.
O fim de semana tem início com o “Percursos Entrelaçados: linhas e gestos do Leonilson” no sábado (6), das 16h às 17h. A atividade propõe uma investigação sensível às obras da exposição “Leonilson e Das amizades”, buscando evidenciar os gestos, linhas, técnicas e temporalidades poéticas do artista. A visita tem classificação indicativa livre e será mediada por Amanda Oliveira e Weverson Martins.
A programação finaliza no domingo (7) com o Ateliê Criança Cria “De ponto em ponto: criança cria e borda”. Nesta edição, o objetivo é experimentar e desenvolver criações com linhas a partir dos bordados presentes na obra de Leonilson. A atividade ocorre em duas edições, das 10h às 11h e das 15h às 16h com mediação de Bárbara Abril, Beatriz Gurgel e Simone Barreto.
SOBRE A PINACOTECA
Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.
SERVIÇO
Programação da Pinacoteca do Ceará – 4 a 7 de janeiro
Quinta-feira, 4.1
16h às 17h
Percursos Entrelaçados – “Nascedouros: Os olhos choram um mar”
Mediação: Andrea Dalveroni e Mateus Araújo
Onde: Exposições “Se Arar” e “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: livre
Inscrições por ordem de chegada
Quinta-feira, 4.1
17h
Conversa de Ateliê: Movimentos parasitas, por uma convivência visceral
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 18 anos
Inscrição por ordem de chegada (25 vagas)
Acessível em Libras
Sábado, 6.1
16h às 17h
Percursos Entrelaçados – “Linhas e Gestos de Leonilson”
Mediação: Amanda Oliveira e Weverson Martins
Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: livre
Inscrições por ordem de chegada
Acessível em Libras
Domingo, 7.1
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria – “De ponto em ponto: criança cria e borda”
Mediação: Simone Barreto, Bárbara Abril e Beatriz Gurgel
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: crianças a partir de 3 anos
Acessível em Libras
Todas as atividades são gratuitas
As exposições têm classificação livre para todos os públicos. Obras que possam ser consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estarão indicadas na sinalização do espaço.
A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis
Exposições em cartaz:
Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024.
Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024.
Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.