Festival Jazz & Blues festeja 25 anos no Carnaval, em Guaramiranga; saiba detalhes

O Carnaval está chegando e com ele o tradicional Festival Jazz & Blues, que desde 2000 acontece nesse período, na cidade serrana de Guaramiranga, no Ceará. Em 2024, de 10 a 13 de fevereiro, será a edição comemorativa de 25 anos. Shows, bate-papos e oficinas vão marcar a programação.

Entre as atrações, o cantor, compositor e ator cearense Rodger Rogério será homenageado. O artista é um dos mestres da geração conhecida como “Pessoal do Ceará”, um dos mais importantes movimentos da música contemporânea do Brasil da década de 1970.

Serão quatro dias de muito jazz, blues e outros gêneros musicais afins, ambientados na cidade, conhecida por seus encantos serranos e clima ameno, localizada no Maciço de Baturité, a cerca de 100Km de Fortaleza. Toda a programação e informações sobre acessos poderão ser consultados em breve no site www.jazzeblues.com.br e nas redes sociais Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] e Instagram [@festivaljazzeblues].

Atrações

Comemorando 80 anos, Rodger Rogério, mestre da música do Ceará para o Brasil, será homenageado nesta edição e apresenta o show “80 anos – Bossa, Jazz e Algo Mais”, destacando seu lado de intérprete e revisitando influências. Mestre da geração que se tornaria conhecida por “Pessoal do Ceará”, Rodger Rogério é cantor, compositor, violonista e ator, tendo atuado em filmes como “Bacurau”, “Greta” e “Pacarrete”. Este show é dedicado à interpretação de canções que influenciaram a formação musical do artista, em uma homenagem a grandes ídolos que marcaram seu crescimento como ouvinte, na Fortaleza dos anos 60.

Egberto Gismonti, um dos grandes mestres da música do Brasil para o mundo, está de volta ao Festival Jazz & Blues depois de 17 anos, já tendo abrilhantado a edição de 2007. O multi-instrumentista, compositor e arranjador é aclamado internacionalmente por seu trabalho de profunda originalidade, inventividade e expressão.

O percussionista baiano Marco Lobo vem com um time de grandes músicos para apresentar um show vibrante, tendo a percussão e os ritmos brasileiros como referência. São eles: Erivelton Silva (Bateria), Gastão Villeroy (baixo), Kiko Continentino (teclado) e Marcelo Martins (sax e flauta). No repertório, músicas dos três CDs solos de Marco Lobo, que durante muitos anos foi integrante de bandas de músicos consagrados da MPB, como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Bosco, Ivan Lins, Marisa Monte, Lenine e Virgínia Rodrigues.

Manassés de Sousa e Pablo Fagundes, dois gigantes da música instrumental brasileira, sobem ao palco do Festival Jazz e Blues para um show inédito, acompanhados por Miqueias dos Santos (baixo), Tito Freitas (piano) e Adriano Azevedo (bateria). A união das cordas dedilhadas pelo mestre Manassés com a harmônica do virtuoso Pablo torna evidente o mais alto rumo que a música instrumental vem tomando no Brasil. Manassés de Sousa é um multi-instrumentista e compositor cearense.

Paraibano residente no Ceará, o baterista e compositor Pantico Rocha apresenta o show autoral “A Sorte está Lançada”, com repertório afro-pop-rock com pitadas de funk, melodias sensíveis e uma pegada vibrante. Ele sobe ao palco ao lado de Misael Silva e Felipe Facó nas guitarras e Wanderley Freitas no baixo. “A Sorte Está Lançada” é um espetáculo inspirado nas referências que tiveram importantes contribuições na ampliação do entendimento sobre a música e a forma de tocar de Pantico Rocha.

Um mestre do piano e um jovem e renomado trombonista se encontram pela primeira vez no show “Inspirações”, que terá sua estreia no Festival Jazz & Blues, nesta edição especial de 25 anos. Tito Freitas e Thesco Carvalho apresentam ao público o resultado de um encontro há muito tempo esperado, maturado nas jam sessions em Fortaleza. Dessa convivência musical, surgiu a ideia de um projeto para destacar piano e trombone, com um repertório formado por temas que influenciaram ambos ao longo de suas trajetórias.

O acordeonista Nonato Lima traz ao festival o som instrumental com a pegada regional, que vem conquistando públicos dentro e fora do Brasil. Grandes momentos marcaram sua carreira em 2023.

Grandes vozes também marcam encontros nesta edição do Festival Jazz & Blues. Nico Rezende e Jane Duboc, cantores, compositores e instrumentistas, apresentam juntos o show “Clássicos do Jazz”.

Olivia e Francis Hime apresentam o show “Dois Franciscos”, construído a partir das canções de Francis, um dos Franciscos, e de Chico Buarque, o segundo Francisco. Idealizado por Olivia Hime, o show teve sua estreia em 2022, marcando os 50 anos de “Atrás da porta”, primeira parceria dos dois Franciscos. No repertório, composições dos dois juntos e com outros autores.

Na cena blues desta edição, um dos encontros será de Omar Coleman e Igor Prado. O cantor americano retorna ao Brasil depois de quatro anos para uma tour e a gravação de um álbum com o guitarrista paulistano Igor Prado e sua nova banda TJR, composta por três pesos pesados do estilo: Ted Furtado (contrabaixo), Juninho Isidoro (bateria) e Rodolfo Crepaldi (guitarra).

Outro encontro que vem para levantar a plateia é de Felipe Cazaux e Rayane Fortes, dois guitarristas de gerações distintas, que se unem para apresentar um novo show, que não é somente de guitarras, pois ambos vão bem além disso.

A Matinal nas Igrejas e o espetáculo na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga vão encerrar o festival na manhã de terça-feira. Nas igrejas, apresentam-se dois duo de instrumentistas de destacada atuação na cena musical cearense. Na Igreja da Gruta, o duo será de Nélio Costa e Tito Freitas (contrabaixo e piano) e na Matriz, a apresentação será de Thiago Rocha e Stênio Gonçalves (sax e guitarra).

Dinâmica do evento

Nos três primeiros dias (sábado, domingo e segunda-feira), às 11h da manhã, acontece o Café no Tom, um bate-papo com atrações do festival, com direito a palinha, no Basílico Restaurante, na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga. É um momento de pura descontração e interação dos artistas com o público do festival e visitantes. Na Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida anualmente no espaço do Estádio Municipal Jean Bardawil, a 500m do Basílico, o festival recebe atrações em duas sessões, uma às 17h e outra às 21h, com dois shows em cada.

Na terça-feira, o formato é diferente, com a Matinal nas Igrejas, às 9h e às 11h da manhã, na Igreja da Gruta e na Igreja Matriz, respectivamente, e um espetáculo às 10h, na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga. Uma novidade desta edição é que toda a programação terá acesso gratuito e o público será convidado a contribuir com 1kg de alimento (um por pessoa), que será direcionado ao Ceará sem Fome, programa do Governo do Ceará.

Ações formativas também fazem parte do DNA do festival desde o início. Nesta edição, serão quatro dias de atividades para crianças, às 10h da manhã, na sede da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), que fica no Centro de Guaramiranga, próxima ao Teatro Municipal. As atividades são voltadas para estudantes de música de Guaramiranga, em parceria com a Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, que estejam no nível intermediário, com três ou mais anos de experiência.

Serviço

Festival Jazz & Blues – 25 anos

De 10 a 13 de fevereiro de 2024, em Guaramiranga, Ceará. Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Sociais: Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] Instagram [@festivaljazzeblues]. Informações: producaojazzeblues@gmail.com.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES