Espetáculo “Homem com H”, sobre a trajetória de Ney Matogrosso, entra em cartaz no Teatro RioMar Fortaleza

Musical inspirado na vida e na carreira de Ney Matogrosso chega a Fortaleza para curta-temporada no Teatro RioMar, a partir de hoje (25). Diretora da montagem, Marilia Toledo detalha processo de pesquisa e construção do espetáculo

Danielber Noronha 

danielber@ootimista.com.br

A masculinidade se constrói e desconstrói em compasso com as transformações da sociedade. Neste meio marcado pela heteronormatividade, Ney Matogrosso foi e segue sendo disruptivo em regras e normas dentro daquilo que se espera de um homem. A camaleônica persona do artista está sendo revisitada em teatros pelo Brasil com o musical Ney Matogrosso – Homem com H, produção da Paris Cultural que desembarca na capital cearense para curta temporada no Teatro RioMar Fortaleza.

Com duas sessões diárias, às 15h e às 20h, montagem será apresentada de hoje (25) até sábado (27). Os ingressos estão à venda no site uhuu.com e na bilheteria do equipamento, com valores a partir de R$ 50, podendo ser aplicada a meia-entrada.

Explorando momentos históricos e canções marcantes da trajetória do cantor, a narrativa não obedece ordem cronológica, começando em um show da irreverente banda Secos & Molhados, do qual Ney fez parte. Apresentação retratada em cena foi feita em plena ditadura militar, quando, na ocasião, uma pessoa da plateia o xinga de “viado”. A cena se conecta com o passado, fazendo um flashback com a infância e a adolescência do artista sul-mato-grossense, intervalo de tempo crucial para entender a formação do cantor, segundo olhar da diretora Marilia Toledo. “Ele tinha um pai militar, um cara muito amargurado, misógino, homofóbico, que batia no Ney. Eles tiveram uma briga muito feia e o Ney foi expulso de casa. Isso desencadeou um processo de libertação nele, porque ele saiu do Mato Grosso, se alistou na Aeronáutica, foi para o Rio de Janeiro, chegou a morar em Brasília, São Paulo, depois voltou para o Rio e foi traçando seu o caminho de libertação”, compartilha.

Com direção de Marilia, Fernanda Chamma e direção musical de Daniel Rocha, o espetáculo leva ao palco Renan Mattos na pele de Ney, tendo ele vencido o prêmio Destaque Imprensa Digital 2022 e indicado ao APCA, ambos na categoria de melhor ator por este papel. O elenco conta, ainda, com nomes que retratam outros nomes da música que cruzaram carreira com o artista, tais como Rita Lee (Hellen de Castro), o músico João Ricardo (Matheus Paiva) e Cazuza (Vinícius Loyola), com quem Ney teve um relacionamento.

As canções presentes obedecem à métrica do tempo nos momentos em que a dramaturgia precisa ser mais fiel à realidade. Porém, na maior parte do espetáculo, as músicas vão se encaixando no contexto de cada cena, com intuito de estabelecer diálogos entre as letras e os momentos de vida da voz do clássico Yolanda. “Todas, sem exceção, ajudam a contar a história dele. Embora o Ney não seja um compositor, ele escolheu músicas muito próprias para os momentos da vida dele. A gente usou o repertório com muita liberdade, pois esta é uma das principais mensagens que queremos passar”, detalha a realizadora.

Para contar essa história, Marilia Toledo, ao lado de Emilio Boechat, imergiu nas três biografias já publicadas sobre o homenageado, além de matérias jornalísticas, vídeos e o próprio artista. Este mergulho trouxe, inclusive, aprendizados para a vida dos realizadores: “Ele faz o que tem desejo de fazer e isso ensina muito para todos nós”, completa Marilia.

Serviço

Musical Homem Com H
Dias 25, 26 e 27 de janeiro, de hoje até sábado, às 15h e às 20h
No Teatro Riomar Fortaleza
Vendas: uhuu.com ou na bilheteria do Teatro

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES