A corrida pelo Oscar 2024 revelou que a convergência entre cinema e literatura tem muito potencial para ganhar estatuetas. Três filmes adaptados de obras literárias estão na liderança das indicações: “Oppenheimer” de Christopher Nolan, “Poor Things” de Yorgos Lanthimos e “Assassinos da Lua das Flores” de Martin Scorsese. Além desses, “A Sociedade da Neve”, de Juan Antonio Bayona, também é adaptado de um livro.
Conheça as obras e o enredo de seus respectivos longas:
Oppenheimer
O filme de Christopher Nolan se baseia no livro “Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin, lançado em 2005 e agraciado com o prêmio Pulitzer de melhor biografia em 2006. O livro, lançado pela editora Intrínseca no Brasil, é considerado a primeira biografia de J. Robert Oppenheimer (1906-1967), o homem que inventou a bomba atômica, tido como brilhante e carismático. Construída após numerosas pesquisas, entrevistas, registros e cartas encontradas em arquivos dos Estados Unidos e do FBI, a biografia narra a vida de Oppenheimer em detalhes, de sua infância até o ápice de sua carreira como físico, incluindo sua mudança de posição em relação às armas nucleares.
Assassinos da Lua das Flores
David Grann se voltou para um caso trágico do início do século XX que até então tinha pouca repercussão: o assassinato de indígenas na década de 1920, em Oklahoma. Em “Assassinos da Lua das Flores – Petróleo, morte e a origem do FBI”, lançado no Brasil em 2018 pela Companhia das Letras, o jornalista conta o plano de William King Hale para se aproximar e matar os integrantes da tribo Osage, que haviam enriquecido por conta da descoberta de petróleo nas terras onde viviam.
Poor Things
Escrito por Alasdair Gray e publicado nos Estados Unidos em 1992 pela editora Bloomsbury, o livro ainda não tem tradução para o português. O enredo recria a fórmula de Frankestein para contar a história da jovem Bella Baxter. Ao encontrar o corpo da moça que havia morrido afogada, o cientista Godwin Baxter troca o cérebro da mulher pelo de um feto para lhe servir de companhia sexual. O livro ganhou os prêmios Whitbread Novel Award e Guardian Fiction Prize.
A Sociedade da Neve
Um acidente de avião nos Andes entrou para a história da aviação como uma das maiores e mais escabrosas tragédias, que rendeu diversos filmes, livros e séries. Em 1972, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia caiu na Cordilheira dos Andes com 45 pessoas a bordo. Após mais de 70 dias nas montanhas geladas, apenas 16 pessoas sobreviveram. Para aguentar as condições inóspitas, comeram inclusive carne humana daqueles que haviam morrido. O livro “A Sociedade da Neve”, de Pablo Vierci, foi publicado em 2008, com publicação brasileira pela Companhia das Letras.