Especialistas dão dicas para curtir o Carnaval sem grandes prejuízos à saúde

Carnaval é sinônimo de festa, mas é preciso estar com a saúde em dia para aguentar tantos momentos de folia, se antevendo aos estresses que podem ser causados ao corpo. Especialistas consultadas pelo Tapis Rouge dão dicas essenciais para curtir o período sem grandes excessos 

Danielber Noronha 

danielber@ootimista.com.br

Latinha em uma mão e uma garrafinha com água na outra. Assim devem estar os foliões durante o Carnaval 2024. Cientes de que o período momino costuma vir acompanhado por extravagâncias tanto no físico quanto na alimentação, especialistas chamam atenção para a importância de seguir alguns passos cruciais para evitar o desgaste do corpo ao longo de tantos dias de festa, onde o consumo de álcool e a procura por alimentos pesados e ultra processados costumam aumentar.

Neste ano, a festa oficial começa no sábado (10) e vai até a terça-feira (13). Entretanto, os mais ávidos pela energia do Carnaval já estão fazendo o aquecimento desde o início do ano, nos Pré-Carnavais que têm animado as ruas da capital cearense. Por isso, papel e caneta em mãos para anotar as dicas a seguir e curtir com consciência!

Segundo Juliana Osório, coordenadora do curso de Educação Física da Estácio Ceará, respeitar os limites do corpo é a regra número um. “Os abusos causam aumento da fadiga, que pode levar à baixa imunidade, irritabilidade, mau humor e desidratação”, detalha. Antes de cair na folia, indica, reserve alguns minutos para realizar alongamentos. Isso ajudará a preparar os músculos para a atividade intensa e reduzirá o risco de lesões.

Para quem costuma praticar atividades físicas, aconselha Juliana, é possível curtir a festa sem prejudicar toda a rotina de treinos. Contudo, são necessários alguns cuidados a mais, para que o praticante possa se adaptar a um treino mais leve, uma vez que correr atrás do trio também demandará esforço físico. “O ideal é procurar realizar somente um treino de força ou um treinamento aeróbico, como uma corrida mais leve”, direciona.

Atenção na alimentação

Outro aspecto que costuma sair de campo no Carnaval é a alimentação saudável. Para não se prejudicar tanto nesse quesito, afirma a nutricionista Kananda Almeida, o ideal é caprichar na ingestão de líquidos, tais como água, suco de frutas e água de coco. Para quem não abre mão da cervejinha gelada e dos drinks coloridos, o consumo destes deve ser intercalado com a ingestão de água.

Pós-graduada em Nutrição Clínica, Esportiva e Fitoterápica, Kananda elenca frutas, vegetais e legumes como os tipos cruciais de alimentos que devem estar presentes nas refeições e lanches do período momino. “As frutas ideais são aquelas com maior teor de água, tais como melancia, melão, maçã, laranja e tangerina, pois são ricas em vitaminas e minerais que ajudarão a melhorar a imunidade”, explica. Por outro lado, devem ser evitados alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos e embutidos. “Prefira carnes brancas e magras, grelhadas, assadas ou cozidas”, complementa a profissional.

mais

Confira outras dicas que vão te ajudar a curtir de forma tranquila:

Leve uma garrafa de água e lembre-se de consumir líquidos regularmente, para evitar a desidratação, especialmente sob o calor do Carnaval;

Opte por calçados confortáveis, ideais para caminhadas longas;

Alongue-se antes de se juntar às multidões nos bloquinhos;

Faça um descanso adequado. Para garantir um bom desempenho do organismo, algumas precauções devem ser tomadas para que a privação de sono não atinja seu pico de estresse.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES