“Avatar: O Último Mestre do Ar” chega à Netflix nesta semana; saiba o que vem por aí no live-action

Estreia esta semana a série Avatar: O Último Mestre do Ar, na Netflix. O live-action é baseado na animação dos anos 2000 que inspirou gerações. Saiba mais sobre o enredo, a produção e o que ainda vem por aí

Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br

Se você foi uma criança ou um adolescente nos anos 2000, é possível que tenha compartilhado um mesmo hábito com esta autora: chegar da escola correndo para ligar a TV e assistir a mais um episódio de Avatar: A Lenda de Aang. A animação da Nickelodeon, exibida entre 2005 e 2008 – e nos anos subsequentes – conquistou uma legião de fãs de diferentes gerações. E agora a obra ganha um live-action da Netflix. Avatar: O Último Mestre do Ar estreia nesta quinta-feira (22) e promete não só ser nostálgico, mas apresentar a saga do pequeno Aang para as novas gerações.

Na trama, Aang (Gordon Cormier) é um nômade do Ar que descobriu ainda muito cedo que era o Avatar, alguém que aparece a cada geração, capaz de dominar os quatro elementos: água, terra, fogo e ar. Mas o garoto ficou preso em uma geleira antes que a Nação do Fogo iniciasse uma guerra contra as outras nações. Até que, 100 anos depois, dois irmãos da Tribo da Água do Sul o encontram: a dobradora — como são chamados aqueles que dominam os elementos — de água Katara (Kiawentiio Tarbell) e o jovem guerreiro Sokka (Ian Ousley). E para acabar com a guerra e a tirania do Senhor do Fogo Ozai (Daniel Dae Kim), o jovem Avatar precisa aprender a dominar os quatro elementos e salvar o mundo.
O showrunner, produtor executivo e roteirista é Albert Kim (A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, Nikita). A produção teve início em 2019, mas enfrentou dificuldades após a saída dos criadores deste universo, Bryan Konietzko e Michael DiMartino — o que gerou preocupação dos fãs acerca da fidelidade da série em relação à animação. A pandemia também foi um fator que prejudicou as gravações.

O elenco conta também com o elogiado Dallas Liu como príncipe da Nação do Fogo Zuko, Elizabeth Yu no papel da princesa da Nação do Fogo e vilã Azula e Paul Sun-Hyung Lee como o guardião de Zuko, tio Iroh.

A animação original teve três temporadas, chamadas de livros. Com um total de oito episódios, a primeira temporada da série deve focar no Livro Um: Água. E apesar do material original ser uma animação destinada ao público infanto-juvenil, a adaptação promete ser mais sombria que o material base. Isso porque a série mostrará um dos momentos mais emblemáticos da guerra, não exibido no original: o genocídio dos Nômades do Ar causado pela Nação do Fogo. Albert Kim explicou a mudança à Entertainment Weekly: “Senti que era importante vermos o evento que cria a história de Avatar. A famosa frase é: ‘Tudo mudou quando a Nação do Fogo atacou’. Eu queria ver isso”.

mais

CURIOSIDADES SOBRE O MUNDO DE AVATAR:

O sucesso da animação resultou em quadrinhos, livros e curtas, além de uma sequência, Avatar: A Lenda de Korra, que teve 52 episódios em quatro temporadas (2012-2014);

Houve também um filme em live-action, O Último Mestre do Ar (2010), de M. Night Shyamalan. Mas o longa foi criticado por whitewashing (quando personagens brancos interpretam personagens de outras etnias) e por não trazer a essência da animação;

A parceria entre Netflix e Nickelodeon ainda resultou na criação do Avatar Studios, com a promessa de um filme animado. A produção contará a história de Aang depois de adulto e tem previsão de lançamento para 2025.

Serviço

Avatar: O Último Mestre do Ar

Estreia nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, na Netflix

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES