Livro “Mesas do Ceará” ganha Série Especial feita por nomes como Espedido Seleiro e Lino Villaventura

O livro “Mesas do Ceará”, idealizado pelo jornalista e promoter Francisco Campelo, acaba de ganhar uma Série Especial com dez exemplares únicos, integrantes de uma ação beneficente do autor, que conta com a colaboração de grandes nomes de diferentes seguimento das artes, incluindo nomes como Espedido Seleiro, Zé Guedes e Lino Villaventura.

Os livros serão expostos próximo dia 27 de fevereiro em coquetel para veículos da imprensa e convidados especiais, incluindo os autores das obras e pessoas que assinaram mesas no livro. O valor arrecadado com a venda das obras será destinado integralmente às instituições de caridade Lar Bom Samaritano Santa Casa da Misericórdia.

As obras foram customizados pelos artistas convidados e acompanham certificado de autenticidade e de exclusividade como edição especial única. As técnicas abrangem escultura, desenho, moda, marroquinaria e joalheria. São eles:

1. Espedito Seleiro
2. Patrícia Alkari
3. Ivanildo Nunes
4. Zé Guedes
5. Cris Cavalcante
6. Isaac Furtado
7. Valter Costa Lima
8. Suzane Farias
9. Túlio Paracampos
10. Lino Villaventura

O mestre Espedito Seleiro, famoso internacionalmente por seu trabalho em couro e que já teve trabalhos em colab também com os Irmãos Campana, criou uma obra fiel ao seu histórico, com “couro recortado e aplicado formando gravuras geométricas”.

Já estilista Lino Villaventura também foi fiel ao estilo que marca sua trajetória de 45 anos na moda nacional e fez uma obra “com módulos e nervuras geométricas usando nylon biodegradável da Lulitex Textil tingido manualmente”, o mesmo trabalho da sua mais recente coleção lançada na SPFW e capa de revistas nacionais.

A artista visual e escritora Cris Cavalcante recorreu ao seu “trabalho com acrílico pintado com pigmentos especiais desenvolvidos por ela na cor da capa do livro” e José Guedes a técnica da “pintura de óleo sobre madeira no tom de azul Klein, com pontos brancos” que tamomarcam sua nova fase artística.

Pintor, gravador e escultor, Túlio Paracampos fez um assemblage, usando colagem, pintura, desenho e douração; enquanto a designer e artista plástica Patricia Alkary criou sua obra em óleo sobre madeira, além de uma tela com a mesma técnica, que acompanha a obra.

O estilista Ivanildo Nunes, que acaba de inaugurar loja em Paris, criou “um design de superfície metalizado, através do desenvolvimento de uma renda híbrida reunindo renascença, renda de bilro, crochê e bordado rechilieu”; enquanto o designer de móveis e esculturas Valter Costa Lima criou uma obras com interpretação das famosas dunas cearenses, feita em madeira de lei, “para acompanhar um livro tão cheio de histórias de mesas que mimetizam com os cenários cearenses das formas mais diversas, enriquecendo nossa cultura”.

Médico, escritor e artista plástico, Isaac Furtado usou técnica mista com infogravuras, pintura e decoupage, no tempo em que a joalheira e ceramista Suzane Farias usou “colagem em papel de bananeira e madeira, cerâmica artesanal e aplicação de folha de ouro puro”.

 

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES