Festival de Gastronomia Cearense leva nomes da cozinha e da música brasileira à Estação das Artes

Com atrações locais e nacionais, o Festival de Gastronomia Cearense reúne extensa programação neste fim de semana. O evento ocorre no Mercado AlimentaCE, no Complexo Cultural Estação das Artes, e se aprofunda nos sabores e biomas do estado. Saiba mais

Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br

Atire a primeira pedra o turista que degustou da gastronomia cearense e a reprovou! Uma das grandes chaves culturais do estado, nossa comida típica passa por um momento de valorização através de eventos que encantam não só cearenses, mas viajantes que se surpreendem com o mix de sabores. E um dos polos de culinária local é o Mercado AlimentaCE, que sedia, de sexta (23) a domingo (25), a segunda edição do Festival de Gastronomia Cearense. Nomeado “Os Rumos do Ceará de Comer”, o encontro promete mergulhar os visitantes em nossas riquezas culinárias e culturais no Complexo Cultural Estação das Artes, no Centro de Fortaleza.

O festival, que é gratuito e aberto ao público, contará com uma programação diversificada que inclui rodas de conversa, aulas-show, exposições fotográficas, atrações musicais e uma variedade de feiras gastronômicas, de empório e agroecológica. Com nomes reconhecidos tanto local quanto nacionalmente, como Bela Gil, Mariana Aydar, Luana Flores, e outros, a proposta é explorar os sabores e costumes que tornam a gastronomia cearense tão única e vibrante.

Segundo Marina Araújo, diretora do Mercado AlimentaCE, a cultura alimentar é uma expressão viva que revela os saberes e fazeres contidos em cada preparo. “O festival foi uma solução encontrada para celebrar as riquezas da gastronomia e da cultura alimentar. É um encontro das pesquisas, pessoas, produtos e vivências que fomos conhecendo”, afirma a chef.

Polo gastroturístico

O evento não apenas celebra a diversidade gastronômica, mas também reconhece o papel fundamental que a gastronomia desempenha como atrativo turístico e econômico para o estado. Marina também falou, ao Tapis Rouge, da importância da gastronomia cearense na promoção turística do Ceará: “A verdade é que a nossa gastronomia ainda tem muito para conquistar no coração e na escolha do turista que vem passar suas férias em nossa terra. É necessário haver ainda mais engajamento da política pública como um todo — nos incluindo [especialistas em gastronomia], inclusive, para fomentar o que temos de melhor na nossa cultura alimentar, e que pode, sim, se tornar tudo que tem vocação para ser, que é um grande ativo no turismo local”.

Para Iury de Melo, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado AlimentaCE, é impossível pensar em turismo sem divulgar a gastronomia de um povo, já que é um traço de sua cultura. “O Ceará é um estado plural. A gente tem uma diversidade muito grande de produtos, de características regionais, de modos de preparo, de preparações, culinárias… Gastronomia é valorizar características de base, que são a nossa comida tradicional, os modos de viver”.

Programação

Na sexta (23), a abertura do evento terá lançamento de exposição fotográfica da pesquisa de cultura alimentar quilombola do Ceará, além da entrega do Prêmio Melhores Sabores da Cidade. A partir das 19h30, tem apresentação musical de Forró Briseira, com Vanessa A Cantora, Juruviara, Nonato Lima, Nayra Costa e Vitoriano.

No sábado (24), a partir das 14h, haverá a roda de conversa “Cozinha, quintal e floresta: saberes ancestrais do alimento”, com Bela Gil, Valéria e Verônica Carvalho e Rosa Pitaguary. A partir das 15h15, serão apresentadas as aulas-show Comida das Serras, com Leonardo Giglio e Joaquim Alencar, e Comida dos Mares, com Marina Araújo e Paola Romanova. Logo depois, Bela Gil também realiza formação utilizando insumos locais. À noite, a paraibana Luana Flores apresenta o show Nordeste Futurista. E em seguida tem apresentação do projeto baiano Batekoo.

No domingo (25), a partir das 9h, o espetáculo infantil de palhaçaria La Cucina abre a programação. Às 9h30, Ieda de Matose Didda Carneiro apresentam a aula-show Comida dos Sertões. Já o almoço tem música do projeto de chorinho Carnaval do Pixinguinha. A partir das 14h, o Batuk do Dipas comanda o som. A cantora Mariana Aydar encerra os três dias de celebração com chave de ouro com o show Veia Nordestina, com repertório em homenagem a Dominguinhos.

Confira a programação completa do Festival de Gastronomia Cearense:

Dia 23  | Sexta-feira – 17h às 21h30
17h às 19h– Premiação Melhores Sabores da Cidade
19h – Abertura oficial
19h30 – Cine Pra Tu Ver – exibição de documentários após  conversa “Registro Audiovisual e Cultura Alimentar”
19h30 –  Forró Briseira, com Vanessa A Cantora, Juruviara, Nonato Lima,  Nayra Costa e Vitoriano
+ Feiras gastronômica e de empórios
+ Bar do Mercado
+ Comedoria aberta com os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus
+ Cozinha do Mercado

Dia 24 | Sábado – 13h às 22h30
13h – Abertura do Espaço
14h – Roda de Conversa “Cozinha, quintal e floresta: saberes ancestrais do alimento”, com Bela Gil, Valéria e Verônica Carvalho, e Rosa Pitaguary
15h15 – Aula-show Comida das Serras, com Leonardo Giglio e Joaquim Alencar
16h15 – Aula-show Comida dos Mares, com Marina Araujo e Paola Romanova
17h15 – Aula-show com Bela Gil
18h30 – Baile do Mercado: Luana Flores apresenta Nordeste Futurista
20h30 –  Baile do Mercado: Batekoo
+ Cozinha do Mercado
+ Bar do Mercado
+ Comedoria aberta com os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus
+ Feiras gastronômica e de empórios

Dia 25 | Domingo – 9h às 18h
9h – Abertura do Espaço
9h às 11h – Visita Mediada à exposição “Mistura Quilombola”
9h30 – Espetáculo Infantil La Cucina
10h30 – Aula-show Comida dos Sertões, com Ieda de Matos e Didda Carneiro
11h30 – Roda de choro Carnaval do Pixinguinha
14h – Batuk do Dipas
16h – Mariana Aydar apresenta o show Veia Nordestina
+ Bar do Mercado
+ Cozinha do Mercado
+ Comedoria aberta com os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus
+ Feiras gastronômica, de empórios e agroecológica

Serviço

Festival de Gastronomia Cearense: Os Rumos do Ceará de Comer
Sexta (23) das 17h às 21h30; sábado (24) das 13h às 22h30; e domingo (25) das 9h às 17h30
Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro)
Acesso gratuito. Sujeito à capacidade do espaço (1.500 pessoas por dia). Saída sem retorno

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES