Morre Iris Apfel aos 102 anos; conheça a história da icônica fashionista

O mundo da moda está de luto. Nesta sexta-feira (1º), a icônica designer de interiores e musa fashion Iris Apfel faleceu aos 102 anos. Famosa por seu estilo maximalista e excêntrico, Iris era uma figura única que desafiava as normas e inspirava fashionistas de todas as idades.

Quem foi Iris Apfel

Nascida no Queens, Nova York, em 1921, Iris iniciou sua carreira na indústria têxtil ao lado do marido, Carl Apfel. Juntos, fundaram uma empresa de grande sucesso e trabalharam na decoração da Casa Branca durante nove mandatos presidenciais. Mas foi na moda que Iris encontrou sua verdadeira paixão.

Apesar de já conhecida no meio da moda nos anos 1980 e 1990, e de ser presença constante nos principais desfiles e semanas de moda, Iris Apfel só foi ficar famosa internacionalmente em 2005, quando foi tema da exposição “Rara Avis: Selections From the Iris Apfel Collection” no Metropolitan Museum of Art, o Met, em Nova York. Segundo o New York Times, a mostra reuniu 82 conjuntos e 300 acessórios, incluindo pulseiras de baquelite dos anos 1930, braceletes tibetanos, um conjunto de viagem com estampa de tigre de seu próprio design, um casaco robusto de cordeiro mongol e esquilo da Fendi exibido em um manequim saindo de um iglu. A exposição viajou para outros museus, e fez de Iris uma estrela. Carla Fendi, Giorgio Armani e Karl Lagerfeld estiveram presentes no Met. Ao longo da vida, ela também conheceu Chanel, Dior e Yves Saint Laurent.

A partir de 2005, a designer passou a figurar em editoriais de revistas e campanhas publicitárias e a dar entrevistas e ser chamada para dar palestras. Com seus looks vibrantes, repletos de acessórios extravagantes e combinações inesperadas, Iris se tornou um símbolo de individualidade e ousadia. Seus óculos enormes, turbantes coloridos e joias chamativas eram sua marca registrada, e ela nunca se intimidou em seguir suas próprias regras de estilo.

Em 2017, inspirou a Mattel a fazer um modelo da boneca Barbie com sua imagem – que não foi colocada à venda. No Brasil, Iris inspirou o espetáculo “Através da Íris”, que ficou em cartaz em São Paulo em 2019. O monólogo teve direção de Maria Maya e interpretação de Nathalia Timberg, que deu vida à designer.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES