Sessão Solene na Alece celebra centenário de Rolando Toro Araneda, criador da biodança

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, nesta sexta-feira (26/4), o centenário do criador da biodança e inspirador da educação biocêntrica, Rolando Toro Araneda. A sessão solene atendeu a requerimento da deputada Larissa Gaspar (PT) e contou com a presença de grandes nomes do estado, como o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cezar Wagner Góis, e a especialista em Educação Biocêntrica a Pedagogia do Encontro pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a educadora Ruth Cavalcante, que integram a Escola Nordestina de Biodança.

Rolando Toro Araneda criou o sistema biodança e os conceitos do princípio biocêntrico. De acordo com a parlamentar, o educador publicou livros de poesia e temas relacionados com a biodança. “O professor também realizou exposições de pintura no Brasil e no Chile. Em 2001, o antropólogo foi cogitado para postular o Prêmio Nobel da Paz, por seu trabalho com biodança e educação biocêntrica”, argumenta.

Larissa Gaspar explicou que a Biodança é um sistema de desenvolvimento humano para promover a renovação orgânica, a reeducação afetiva e o reaprendizado das funções originárias da vida. Conforme a parlamentar, a metodologia aplicada consiste na indução de vivências integradoras através da música, do movimento e de situações de encontro em grupo.

Fotos: Divulgação

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES

t>