A nova adaptação cinematográfica do clássico literário “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, intitulada “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, ganhou trailer e cartaz, e já tem data de estreia confirmada em várias capitais brasileiras, incluindo Fortaleza. Dirigido por Bia Lessa, o filme é estrelado por Caio Blat como Riobaldo e Luiza Lemmertz como Diadorim. A estreia na capital cearense está prevista para outubro deste ano.
A produção, realizada pela 2+3 Produções em coprodução com Globo Filmes, Canal Brasil, RioFilme, e outras parceiras, começa a ser exibida nos cinemas a partir de 15 de agosto. Distribuída pela Filmes do Estação dentro do projeto Mãos à Obra, que é apresentado pelo Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a turnê de lançamento incluirá eventos em várias cidades brasileiras, como Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, São Luís, Salvador e Porto Alegre. Nessas cidades, além da exibição do filme, haverá encontros com a diretora e o elenco, bem como diversas atividades ligadas ao universo do longa.
O projeto Mãos à Obra engloba uma série de iniciativas culturais, incluindo a exibição do making of da peça dirigida por Bia Lessa, do documentário premiado “Onde Nascem as Ideias”, de Carolina Sá, e do filme “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”. As apresentações ocorrerão em teatros, cinemas e espaços educacionais, acompanhadas por palestras, debates e oficinas sobre a obra de Guimarães Rosa. Essas atividades são gratuitas e visam aprofundar o entendimento sobre a linguagem e as temáticas de Rosa, além de explorar o processo criativo de Bia Lessa.
A estreia mundial do filme ocorreu no Festival do Rio 2024, seguido por participações em festivais nacionais e internacionais, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a Mostra de Cinema de Tiradentes, o Festival du Cinéma Brésilien de Paris, a Mostra Cinebrasil Berlim, e exibições na Universidade de Yale. “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho” marca mais uma colaboração de Lessa com a obra de Guimarães Rosa, consolidando seu longo trabalho de adaptação da literatura para o cinema.
Assista o trailer: