Museu da Imagem e do Som celebra centenário do fotógrafo Thomaz Farkas com exposição

Encantado pelas imagens desde que ganhou a primeira câmera fotográfica, aos oito anos, Thomaz Farkas (1924-2011) construiu horizontes de quem vê além, seja na fotografia, no cinema ou nos negócios. Por isso, o Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza a exposição “Thomaz Farkas – a beleza diante dos olhos”, com abertura no dia 21 de setembro de 2024, às 18h, na praça do MIS.

Retrato De Thomaz Farkas Crédito_ Acervo Família Farkas
Thomaz. (Foto: Acervo da Família Farkas)

A exposição propõe espaços diversos para contar sobre a vida de quem olhou com atenção e curiosidade para o país e para o povo que o acolheram. Com curadoria de Simonetta Persichetti e Rubens Fernandes Junior, o momento celebra o centenário de Farkas. Nascido na Hungria e apaixonado pelo Brasil, foi um dos nomes mais conhecidos na fotografia brasileira da segunda metade do século XX. Durante a abertura, da qual os curadores participarão, haverá a exibição do documentário de curta-metragem “Improvável Encontro – Frente e Verso” (2016). Dirigido por Lauro Escorel, o filme é focado nos fotógrafos Thomaz Farkas e José Medeiros. O diretor também estará presente na abertura e conversará com o público após a exibição. O evento terá, ainda, a presença do fotógrafo e filho de Thomaz, João Farkas.

Para a curadoria, a linguagem de Thomaz Farkas está na fronteira entre a fotografia considerada clássica e a fotografia moderna ao buscar novas formas de visualidade e criar um modo próprio de fotografar. Um dos pioneiros e um dos principais expoentes da fotografia no Brasil,  Farkas é reconhecido por sua produção fotográfica, tendo realizado exposições nos mais importantes centros culturais e museus do Brasil e do exterior, e também por sua vasta e inovadora produção cinematográfica, que se tornou conhecida como “Caravana Farkas”.

A “Caravana Farkas” no Ceará

Por meio dos documentários, também esquadrinhou um Brasil distante dos grandes centros urbanos. Essa empreitada de quase 40 documentários ficou conhecida como “Caravana Farkas” e revelou grandes talentos do cinema brasileiro. Dentre esses documentários, pelo menos quatro foram gravados no Ceará: O Engenho, Viva Cariri, Visão de Juazeiro e Padre Cícero.

Espaços expositivos

Com expografia de André Scarlazzari e Dora Coelho e comunicação visual de Diego Ribeiro, a exposição ocupará diversos espaços do MIS. No andar + 2, estará uma coleção de fotografias da autoria de Farkas, a partir dos diferentes ensaios que produziu no seu período áureo de criação – ensaio modernista, ensaio surrealista com os amigos da Escola Politécnica, ensaio sobre Brasília, antes e durante a inauguração, ensaio sobre dança, ensaio sobre o Nordeste brasileiro. O respeito e a importância de Farkas também ficam evidenciados nos 10 retratos realizados pelos seus amigos, que melhor representam a fotografia brasileira contemporânea: Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, German Lorca, Luiz Carlos Felizardo, Cláudio Edinger, Juan Esteves, Márcio Scavone, João Farkas e Mestre Júlio.

A biblioteca do MIS CE é denominada Marly Mariano e Thomaz Farkas. Nesse território, os livros que foram do casal enriquecem e diversificam o conhecimento sobre cinema, literatura e fotografia. O espaço conta com acervo de aproximadamente 6 mil exemplares, nas áreas de cinema, fotografia, televisão, música, artes, teoria crítica, cultura popular, dentre outras temáticas afins. Deste acervo, destaca-se a coleção particular do casal Marly Mariano e Thomaz Farkas, que é composta por livros, catálogos e periódicos em diferentes idiomas. Era desejo do casal que o acervo doado ao MIS CE em 2022 ficasse preservado e à disposição do público na região Nordeste.

Na sala imersiva, encontra-se uma síntese do inventário de imagens e sons criados por Farkas. Uma comunicação sensorial, com a radicalização do uso dos signos visuais e virtuais com total liberdade. A proposta é de desconstrução das fotografias e dos filmes, e de recriação, a partir deles, de situações visuais e sonoras desconcertantes.

Com concepção, direção e dramaturgia de Wellington Gadelha, a instalação vídeo-sonora imersiva sobre Farkas propõe uma jornada que transcende o tempo, a tecnologia, o analógico e o sensível. A exposição mergulha em registros e materiais do acervo do artista, utilizando suas imagens, vídeos e registros de outros materiais pesquisados. Acompanhadas por arte-tecnologia, interatividade, animação e desenho sonoros, a obra é resultado de um exercício coletivo de criação entre artistas de Fortaleza e do Crato, no Ceará. O trabalho em grupo conta com a participação de Eric Barbosa, Matheus Rocha, Fabienne Maia, Diego Ricca, Rafa Diniz, FluxoMarginal e João Barreto.

Serviço

Abertura da exposição “Thomaz Farkas – A beleza diante dos olhos”
Data: 21 de setembro de 2024 (sábado)
Horário: 18h
Local: praça do MIS

Museu da Imagem e do Som do Ceará
Endereço: Av. Barão de Studart, 410, Meireles, Fortaleza-CE
Entrada: gratuita.
Acompanhe a programação: @mis_ceara

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES

t>