A série Pinguim estreia no Max nesta quinta-feira (19), dois dias antes do Batman Day, e promete ser ainda mais sombria que o filme The Batman. A produção estrelada por Colin Farrell explora a ascensão do vilão ao poder em Gotham
Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br
Dizem que todo bom universo cinematográfico precisa de um bom vilão. E no caso de Batman, um dos personagens mais emblemáticos é o Pinguim, que ganha uma série no streaming Max nesta quinta-feira (19). Estrelada por Colin Farrell, Pinguim dá continuidade à visão sombria e realista do universo de Gotham criada por Matt Reeves, em The Batman (2022).
A trama começa logo após os eventos o filme, com a morte de Don Falcone, líder da máfia de Gotham, criando um vácuo de poder. Oswald Cobblepot (Farrell) vê nessa situação uma oportunidade para ascender. O personagem, que foi apresentado como um dos principais antagonistas de Bruce Wayne no filme, agora será o protagonista de sua própria jornada sombria para o topo do submundo da cidade. A filha de Falcone, anteriormente ignorada pelos subordinados do pai, também terá papel importante, buscando se firmar no controle do império criminoso.
A narrativa irá explorar não apenas a brutalidade dos crimes, mas também as intrincadas relações de poder e os jogos políticos do submundo de Gotham, oferecendo aos fãs uma visão aprofundada de personagens que normalmente orbitam as histórias de heróis. “É muito sombria e muito pesada, acredito. Certamente foi difícil de filmar. Isso não significa que eu não me diverti fazendo, de certa forma. Mas é incrivelmente violenta”, disse Farrell ao MovieZine.
Farrell também revelou que Oswald quer “destruir um império de dentro para fora”, o que traz uma nova dinâmica ao personagem, que sempre foi subestimado pelos poderosos da cidade. Agora, com o falecimento de Falcone, ele está pronto para tomar as rédeas e consolidar sua influência, mas não sem enfrentar desafios. “A jornada de Oswald é sobre chegar ao topo de uma cadeia de poder em Gotham, e não há poucos obstáculos em seu caminho”, explica.
Com oito episódios, a produção tem Craig Zobel como diretor e Lauren LeFranc como roteirista. O elenco inclui ainda Michael Kelly (House of Cards), Shohreh Aghdashloo (Casa de Areia e Névoa), e Cristin Milioti (How I Met Your Mother).
Os episódios serão lançados semanalmente, sempre aos domingos, exceto o primeiro, que estreia nesta quinta-feira (19). Depois disso, o segundo capítulo será exibido apenas no dia 29 de setembro.
Vale lembrar que a sequência de The Batman já está confirmada, com Robert Pattinson novamente como protagonista. E a história deve dar continuidade aos acontecimentos do fim da primeira temporada de Pinguim, interligando as narrativas.
Batman Day
O lançamento de Pinguim foi estrategicamente pensado, já que dois dias depois, no sábado (21), é celebrado o Batman Day, evento global que homenageia o legado do Cavaleiro das Trevas, que em 2024 celebra 85 anos. A data, que já se tornou tradicional entre os fãs, traz uma série de atividades e conteúdos especiais dedicados ao icônico personagem da DC Comics. Inlucindo um hub comemorativo que pode ser acessado por https://www.dc.com/batman.
Para quem planeja mergulhar no universo sombrio de Gotham City, a plataforma Max oferece uma seleção extensa de filmes e séries do herói. Entre os destaques da programação estão clássicos como Batman (1989), de Tim Burton, e Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) de Christopher Nolan. Os fãs de animações também poderão revisitar Batman: A Série Animada, um dos maiores sucessos da DC no mundo das animações.
Serviço
Série Pinguim (8 episódios)
Crime/Drama
Primeiro episódio estreia nesta quinta-feira (19) no Max (antigo HBO Max)
Classificação indicativa de 18 anos