Museu faz exibição única do filme no sábado (5) e promove debate sobre arte e direitos humanos na fotografia e no cinema no Brasil
Oficina de zine, prática meditativa, atividades infantis e exibição de documentário estão na programação da Pinacoteca do Ceará nesta semana. Um destaque é a exibição do documentário “Servidão” e o debate com o diretor Renato Barbieri e os fotógrafos Sérgio Carvalho e João Roberto Ripper sobre arte direitos humanos na fotografia e no cinema no Brasil. Toda a programação é gratuita no museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Outra novidade é o adiamento da exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”, que fica em cartaz até 25 de outubro.
Nesta quarta-feira (2), a partir das 17h30, a Pinacoteca do Ceará retoma a prática meditativa da Sahaja Yoga na atividade “Yoga ao pôr do sol”, com Gracy Furtado. Serão disponibilizadas até 35 vagas, voltadas para todas as idades. O museu oferece materiais para a prática. No entanto, se o participante preferir trazer seus próprios itens de casa, haverá espaços reservados para acomodá-los com conforto.
A visita mediada temática “Percursos Entrelaçados + Ateliê: Cartografias do Afeto: inscrevendo imaginários e narrativas” acontece na quinta-feira (3), das 16h às 18h, e é voltada especialmente para crianças a partir de 5 anos. A atividade vai explorar as cores e as formas presentes nas obras de Antonio Bandeira na exposição “Amar se aprende amando”. Nesse percurso, a predominância do vermelho e os elementos que remetem às árvores e às cidades pelas quais Bandeira passou são pistas que revelam sua história de vida. Com isso, os pequenos partem para um segundo momento da atividade, quando são convidados a inscrever suas histórias de vida por meio das cores, imagens e formas selecionadas por elas no Ateliê 1.
O museu realiza na sexta-feira (4) a oficina “Zine: Botar uma ideia no mundo”, das 14h às 17h. Com duração de dois dias, a atividade irá apresentar o que pode ser um zine, iniciar um diálogo sobre publicação independente e realizar a montagem de zines individuais e coletivos com os participantes. A turma terá aulas teóricas e práticas no primeiro dia e se encontrará novamente no dia 11 de outubro (sexta-feira), quando haverá impressão e montagem dos zines produzidos. Haverá ainda um momento de partilha e contato com outros artistas criando uma interação entre programações distintas, com a Conversa de Ateliê “Preciso me comunicar com você”. A oficina de zine terá 10 vagas por ordem de chegada, e as inscrições devem ser feitas na recepção do museu.
Os visitantes também podem participar de visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do equipamento. Nesta semana, as visitas acontecem na sexta-feira (4) e sábado (5), das 15h às 16h. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.
No sábado (5), a partir das 17h, a Pinacoteca realiza a exibição do documentário “Servidão” (2024, 72min), seguido de um debate com o cineasta Renato Barbieri e os fotógrafos Sérgio Carvalho e João Roberto Ripper. Com narração de Negra Li, o longa documental traz um olhar sensível sobre o trabalho análogo à escravidão com foco na Amazônia brasileira. Foram ouvidos trabalhadores rurais que atuavam em frentes de desmatamento no Norte do Brasil e abolicionistas contemporâneos de diferentes vertentes. A atividade é gratuita e sujeita à capacidade do auditório (100 vagas).
Excepcionalmente nesta semana, o museu realiza o Ateliê Criança Cria no sábado (6). Com o tema “Pequeno Laboratório de Restauro”, a atividade propicia uma vivência lúdica adaptada para as crianças que envolve desde o laudo de conservação de obras até a montagem da exposição. Os pequenos irão aprender brincando os encantamentos do que acontece com as obras quando o museu está fechado, conhecendo a atuação do restaurador e conservador de arte. A atividade conta com 15 vagas e acontece na Mostra Acervo Pinacoteca e Ateliê 1 das 15h às 17h, recomendada para crianças a partir de 6 anos.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 2 a 6 de outubro
> Quarta-feira, 2.10
17h30 às 18h30
Yoga ao pôr do sol
Método Sahaja Yoga, com Gracy Furtado
Onde: pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Gratuito
> Quinta-feira, 3.10
16h às 18h
Percurso Entrelaçado + Ateliê: Cartografias do Afeto: inscrevendo imaginários e narrativas
Mediação: Beatriz Dantas
Onde: Exposição “Amar se aprende amando”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
Para crianças a partir de 5 anos
> Sexta-feira, 4.10
14h às 17h
Oficina Zine: Botar uma ideia no mundo
Mediação: Beatriz Gurgel e Beatriz Dantas
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
10 vagas | Inscrições na recepção do museu
> Sexta-feira, 4.10
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sábado, 5.10
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sábado, 5.10
17h
Exibição do documentário “Servidão” e debate
Com Renato Barbieri, Sérgio Carvalho e João Roberto
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: 12 anos
Acessível em Libras
> Sábado, 5.10
15h às 17h
Ateliê Criança Cria: Pequeno Laboratório de Restauro
Mediação: Amanda Oliveira, Lígia Bessa, Beatriz Gurgel
Onde: Mostra Acervo Pinacoteca e Ateliê 1
Classificação indicativa: Livre
Recomendado para crianças a partir de 6 anos
Acessível em Libras
15 vagas para crianças acompanhadas
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
Em cartaz:
“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024
Mostra “Bonito Pra Chover”:
“Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
“Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” – até 25 de outubro de 2024
Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.