O Museu da Imagem e do Som promove nesta semana (23 a 26) uma programação diversificada, com show de Silvero Pereira cantando Belchior, lançamento de livro e oficina de Cássia Valle e duas falas abertas dentro da programação do Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres. Todas as atividades são gratuitas. Excepcionalmente neste domingo (27), devido às eleições, o Museu estará fechado. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Silvero interpreta Belchior
O show “Silvero interpreta Belchior” acontece no sábado, dia 26, a partir das 18h30, na praça do MIS. O acesso é gratuito. No repertório, escolhido a dedo com as favoritas de Silvero, estão “A hora do almoço”, “Pequeno Mapa do Tempo”, “Paralelas” e os clássicos “A palo seco”, “Toda suja de batom”, “Como nossos pais” e “Alucinação”, além de várias outras canções especiais para o intérprete.
Belchior é, sem dúvidas, uma das maiores referências artísticas de Silvero Pereira e realizar este tributo tem sido um de seus principais projetos. São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Norte já receberam o tributo com público somado de mais de 300 mil pessoas.
Lançamento do box “Meu primeiro Black Power: Heroínas da Liberdade” com Cássia Valle
A escritora Cássia Valle lança uma coleção de livros para o público infanto-juvenil que conta a história de heroínas negras brasileiras. A coleção “Meu primeiro Black Power” é formada por quatro livros, publicados pela editora Mostarda. Cada livro apresenta a trajetória de uma dessas mulheres que se destacaram na história do Brasil: Maria Felipa, Luíza Mahin, Maria Firmina e Zeferina. O lançamento acontece na sexta-feira, dia 25, às 18h, na praça do MIS.
Oficina: Imersão museológica: Infâncias, diversidade e inclusão com Cássia Valle
A oficina Imersão Museológica: Infâncias, Diversidade e Inclusão, ministrada por Cássia Valle, será uma atividade prática focada em mediação cultural, voltada para o desenvolvimento de estratégias inclusivas no contexto museológico. Com ênfase nas infâncias, a oficina abordará a importância da diversidade e da inclusão na construção de diálogos e experiências significativas dentro dos museus. Cássia compartilhará ferramentas e técnicas para que os mediadores culturais possam facilitar a interação entre o público infantil e o museu, promovendo uma compreensão mais ampla e acolhedora da cultura e do patrimônio. A oficina acontecerá no sábado, dia 26, de 9h30 às 17h, no auditório do MIS. Estão sendo ofertadas 15 vagas e as inscrições devem ser feitas neste link na plataforma Sympla.
Além de escritora, Cássia Valle é atriz, produtora, membro no colegiado do BANDO de Teatro Olodum, museóloga, historiadora e psicopedagoga. É pós-graduada em psicopedagogia na UFBA e mestre em preservação do patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional -IPHAN. Coordenadora administrativa do Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte, coautora do Projeto Patrimônio Cidadão. Em 2017 recebeu o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte pela obra “Calu: uma menina cheia de história”, categoria melhor livro infanto-juvenil. Em 2018 foi homenageada pelo Bloco Cultural Olodum com o troféu Ujamaa pela sua contribuição para defesa, preservação e promoção da cultura e das tradições afro-brasileiras.
Estudo Teórico com ewa niara – Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres
Na quinta-feira (24), a partir das 18h30, acontece uma fala aberta dentro da programação do Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres, voltado para pessoas artistas trans e não-binárias. O momento é intitulado “Estudo Teórico com ewa niara” e acontecerá no auditório (Casarão). Estão sendo ofertadas 40 vagas para o público transcentrado. As inscrições serão feitas por ordem de chegada.
ewa niara é artista transmídia, antropóloga, artista visual, performer, figurinista, escritora, dramaturga e poeta. É designer de moda (UFC), mestra e doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional (MN/UFRJ). A série “serei minhas próprias ruínas em pé” integrou a exposição “Reflorestamento” (2022-2023; MAC-CE). A obra “a sacrament within me” está na exposição “Anger and Justice / Öfke ve Adalet” (2023; Through The Window Project–Turquia e Prince Claus Fund–Holanda). Realizadora da videoperformance “UMA PRETA QUE SABE ESCREVER” (2023; IBDU, Instituto Geledés e OAK Foundation).
Conversas Experimentais com Pedra Silva – Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres
No sábado (26), das 18h às 19h30, acontece também a fala aberta “Ebós de vida para as sacerdotisas da transmutação”, com Pedra Silva. O momento faz parte da programação do Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres, voltado para pessoas artistas trans e não-binárias. A fala acontecerá no auditório (Casarão) e as inscrições serão feitas por ordem de chegada. O encontro será mediado a partir das poéticas de criação que a artista Pedra Silva vem realizando por meio das epistemologias e saberes que transbordam dos espaços afro-religiosos.
Pedra Silva é travesti, artista, arte-educadora e pesquisadora. Trabalha a partir de lugares artísticos expandidos, performance, vídeo, intervenção urbana, escultura e artes cênicas. Coordenadora do Programa de Ancestralidades do Corpo em parceria com o Instituto Dragão do Mar (CE) e graduanda do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal do Ceará. Participou de eventos de arte locais, nacionais e internacionais.
O Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres é uma ação do Trair o CIStema, programa de ação educativa e difusão do MIS que tem como objetivo a difusão de trabalhos artísticos de artistas trans, travestis e não bináries cearenses.
Serviço
Silvero interpreta Belchior
Data: 26 de outubro (sábado)
Horário: 18h30 às 19h30
Local: praça do MIS.
Acesso gratuito.
Lançamento do livro “Heroínas da Liberdade” com Cássia Valle
Data: 25 de outubro (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: praça do MIS
Acesso gratuito.
Oficina: Imersão museológica: Infâncias, diversidade e inclusão com Cássia Vale
Data: 26 de outubro (sábado)
Horário: 9h30 às 18h
Local: auditório do MIS
Acesso gratuito.
Vagas: 15.
Inscrições: neste link.
Estudo Teórico com ewa niara – Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres
Data: 24 de outubro (quinta-feira)
Horário: 18h30 às 19h30
Local: auditório do MIS
Acesso gratuito.
Vagas: 40 vagas para pessoas transcentradas.
Inscrições: por ordem de chegada.
Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres: Conversas Experimentais com Pedra Silva
Data: 26 de outubro (sábado)
Horário: 18h às 19h30
Local: auditório do MIS.
Acesso gratuito.
Inscrições: por ordem de chegada.
Museu da Imagem e do Som do Ceará
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento: Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30. // Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.
Entrada: gratuita.
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.