CASACOR Ceará 2024 abre as portas ao público hoje, com 40 ambientes assinados pelos melhores profissionais

Localizada na emblemática Praia de Iracema, a CASACOR Ceará 2024 abre oficialmente para visitação do público. Celebrando cultura, arte e arquitetura, a exposição deste ano homenageia Preto Zezé e Severino Neto, personalidades de grande impacto no estado

Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br

A CASACOR Ceará 2024, principal evento de arquitetura, design e paisagismo do estado, dá boas vindas ao público. A partir desta quinta-feira, 24, os apaixonados por design e decoração poderão explorar 40 ambientes inovadores, criados por 54 talentosos profissionais da área. Com o tema ‘De Presente, o Agora’, a mostra, que segue até o dia 8 de dezembro, promete encantar com suas soluções criativas e inspiradoras para os mais diversos espaços. Neste ano, a exposição homenageia Preto Zezé e Severino Ramalho Neto, dois grandes e importantes nomes do Ceará. Antes da abertura oficial, nesta terça-feira, 22, a CASACOR Ceará, abrigada em um dos endereços mais icônicos da Praia de Iracema, realizou um evento exclusivo para imprensa e convidados, que tiveram a oportunidade de conferir em primeira mão as novidades desta edição.

“O principal diferencial da CASACOR Ceará 2024 é, sem dúvida, a união entre o passado e o futuro em um icônico cenário. Estamos integrando a história local com a inovação presente nos projetos contemporâneos, refletindo o tema ‘De Presente, o Agora’. Ao mesmo tempo em que olhamos para a ancestralidade e a essência do morar, trazemos também uma visão moderna e de vanguarda, que considera as transformações do nosso tempo”, afirma Neuma Figueirêdo, diretora da mostra.

Homenageados

Os grandes homenageados pela CaASACOR 2024 são Preto Zezé, presidente global da Central Única das Favelas (CUFA), e Severino Ramalho Neto, membro do Conselho Consultivo dos Mercadinhos São Luiz e sócio da empresa. Figuras de grande relevância para o Ceará, as duas personalidades são reconhecidas pela mostra por suas trajetórias individuais e suas contribuições expressivas ao desenvolvimento social, econômico e cultural do Ceará.

Preto Zezé se destaca por seu trabalho em prol das favelas, promovendo inclusão e oportunidades para jovens de comunidades periféricas através de iniciativas da CUFA. Já Severino Ramalho Neto, com seu trabalho nos Mercadinhos São Luiz, contribuiu diretamente para o desenvolvimento econômico do Ceará, impulsionando o setor varejista, sempre com foco no crescimento sustentável e na responsabilidade social.

“Ser homenageado pela CASACOR, um evento tão importante para nossa cidade e pro nosso estado é uma honra imensa para mim. Primeiro porque somos admiradores e inspirados pela trajetória da Neuma, da Nereide e de toda sua família. Segundo porque é muito especial ser homenageado ao lado de alguém como o Preto Zezé, que tem uma trajetória incrível de vida e impacto na trajetória de outras pessoas. Estar junto dele nessa homenagem me enche de orgulho. A CASACOR tem esse dom de transformar espaços, e poder fazer parte disso, junto de pessoas tão talentosas e queridas, é realmente gratificante”, comenta Severino Neto.

Um prédio memorável

A edição deste ano da CASACOR Ceará marca um momento histórico ao ocupar a célebre antiga matriz das Casas Pernambucanas, um patrimônio da Praia de Iracema. Em parceria com os empresários Luciano Cavalcante e João Soares, que cederam o imóvel e o estacionamento adjacente, respectivamente, a mostra também contribui para a revitalização da região, que está em curso desde abril de 2023. Alinhada com o projeto de requalificação e urbanização da orla, que se estende da Av. Rui Barbosa ao Poço da Draga, a exposição se torna parte da transformação de uma das áreas mais emblemáticas de Fortaleza. Após a CASACOR, o local será transformado em um moderno shopping, projeto do arquiteto Luiz Deusdará, consolidando o legado da mostra e impulsionando o desenvolvimento da cidade.

“É um local cheio de memória afetiva para os fortalezenses. Essa escolha está totalmente alinhada com a nossa proposta de ressignificar espaços e trazer vida nova ao que já faz parte da história da cidade. E, após a mostra, o espaço será transformado em um shopping, o que perpetua o impacto da nossa presença”, revela Neuma.

Serviço

CASACOR Ceará 2024
De 24/10 a 8/12/2024
Rua Almirante Barroso, 500 – Bairro Praia de Iracema
Ingressos: https://casacor.abril.com.br/mostras/ceara/
Instagram: @casacorceara

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES