A programação do mês da Consciência Negra segue com valorização de diversas linguagens na Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Nesta sexta (15), o equipamento recebe show do cantor paraibano Escurinho e apresentação do Bloco Chico Chico da Matilde. De quinta (14) a domingo (17), a programação inclui ainda exposição, visita guiada ao Moura Brasil, shows, espetáculos e oficinas infantis.
Parte da programação integra o Festival Afrocearensidades, iniciativa da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) em articulação com a Secult para celebrar o Novembro Negro em todo o Ceará. Em sua quarta edição, tem como tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais” e promove atividades diversificadas e distribuídas pela Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.
Quinta com visita guiada ao Moura Brasil, performance e show de Karol Tavares
A programação da semana tem início na quinta (14), às 15h, com um bate-papo sobre a exposição digital “Moura Brasil: fragmentos da memória”, produzida em parceria com o Sobrado Dr. José Lourenço e com apoio do Núcleo de Articulação Comunitária (Naca) do Instituto Mirante. O momento conta com a participação de Ismael Gutemberg e Débora Soares, curadores da mostra, que na sequência conduzem a visita guiada “Museu a céu aberto: nos trilhos do Moura Brasil” (parceria Sesc). A atividade é gratuita, para todas as idades e com 15 vagas, preenchidas por ordem de chegada.
De volta à Gare, às 19h30, acontece o programa Quinta em Cena, dedicado à valorização das artes cênicas, que nesta edição recebe o projeto “Conversa de Cordel”, de autoria da escritora e atriz Mariana de Lima, selecionado por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024. Com intuito de valorizar a comicidade do cordel, a autora cria uma experiência literária em torno da poesia popular nordestina e apresenta textos próprios e de outros autores.
Na sequência sobe ao palco a cantora Karol Tavares, que com apenas 21 anos desponta como uma das novas vozes promissoras do cenário musical cearense. Apaixonada pelo jazz, ela vem conquistando espaço nas noites de cafés e restaurantes por todo o estado com seu talento e carisma. Na Estação, Karol canta seu show “Sangue Negro”, convidada pelo Projeto Palco Aberto da Casa de Vovó Dedé, atividade que integra o Plano Bianual CVDD.
Escurinho e Bloco Chico Chico da Matilde fazem show no feriado (15)
Já na sexta (15), a Estação das Artes recebe o compositor e cantor paraibano Escurinho que, ao lado do guitarrista Jr Espínola e do percussionista Adriano Kanu, apresenta o show “Música Nua”, proposta acústica de canções que marcaram sua carreira. Interprete performático, Escurinho traz em sua música uma poesia urbana de caráter social, em um trabalho conhecido por agregar regionalismo e sons indígenas e africanos com o rock.
A noite tem início às 18h com o show “Travessia dos tambores sagrados”, do maracatu Bloco Chico Chico da Matilde, que homenageia o símbolo da resistência abolicionista em terras alencarinas, imortalizado como Dragão do Mar. Entre loas, toadas, releituras e canções inéditas, o grupo dá visibilidade à cultura musical popular de raiz afro-indígena cearense e promove festa, alegria e diversão com consciência e resistência. O bloco recebe ainda participações especiais de Fernando Néri, Calé Alencar e Parahyba e Cia. Bate Palmas.
Sábado (16) tem Mostra de Performance Urbana e Luiza Nobel com Baile Preto
O 6º Festival Internacional Imaginários Urbanos desembarca na Estação das Artes com sua Mostra de Performance Urbana, que acontece até o dia 22 de novembro em diferentes equipamentos culturais do estado, além das ruas da capital. No sábado (16), a performance “Fôlego” parte da Praça da Estação às 13h e percorre as ruas do Centro a fim de provocar o público acerca da relação do espaço urbano com a natureza. Proposta pelo coletivo Teatro do Irrupto, fundado em 2018, a obra é uma “ecoperformance” em que os artistas distribuem sementes para amenizar a falta de ar puro, de árvores e de amor pela natureza nos centros urbanos.
A programação tem continuidade na Gare, a partir das 18h50, com o DJ Rapha Anacé no projeto Tecno Tapera, set que inclui uma fusão de gravações feitas nas aldeias e comunidades com músicas populares brasileiras. Depois é a vez da voz potente de Luiza Nobel ferver o Mercado AlimentaCE com toda a ancestralidade do seu Baile Preto, que percorre sonoridades do black music, soul, funk, pagodão, afoxé e maracatu, trazendo alegria e diversão com ritmos historicamente desenvolvidos por culturas da diáspora africana.
Domingo na Estação tem programação do Cena Nordeste e atividades infantis
Além da tradicional programação voltada para a criançada, o Domingo na Estação (17) recebe nesta semana atrações da Cena Nordeste, ação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) em parceria com os governos dos nove estados da região. Dos dias 11 a 17 de novembro, o Governo do Ceará, por meio da Secult, e o Consórcio Nordeste realizam uma programação diversificada, gratuita ou a preços populares, nos espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais.
Na Estação das Artes, a Cena Nordeste promove a partir das 10h o espetáculo “Marias da Terra, as palhaças agricultoras”, do coletivo piauiense Trupe Mulheres Esperança Garcia, que ao longo da dramaturgia apresenta um número circense com aventuras do cotidiano rural. Já na hora do almoço, a programação conta com o Forró Rapa de Juá, cujo repertório gonzagueano prá lá de dançante traz o melhor do estilo que se dança na microrregião de Irecê (BA).
A programação conta ainda com as oficinas infantis “Gravura com Carimbos”, mediada pelas arte-educadoras Fleuri Cardoso e Talita Késsia, e “Produção de pião e catavento recicláveis”, do Programa Reciclocidades da Cagece, também a partir das 10h. Enquanto isso, o público pode se deleitar com o repertório de valorização da cultura popular evidenciado pelo show “Cena Nordestina”, da cantora Gabriela Mendes, convidada do Projeto Brasil Encanto da Casa de Vovó Dedé (Plano Bianual CVDD).
Serviço
Semana na Estação das Artes
Dias 14 a 17.11
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em
recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Programação detalhada da semana: dias 14 a 17 de novembro
Quinta, 14
Bate-papo sobre a exposição digital “Moura Brasil: fragmentos da memória” seguido por visita guiada “Museu a céu aberto: nos trilhos do Moura Brasil” (Parceria Sesc), com Ismael Gutemberg
Acesso gratuito
15 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada
Classificação indicativa: Livre.
Quinta em Cena | 19h30 às 20h30 – “Conversa de Cordel”, com Mariana de Lima
20h30 às 22h – Projeto Palco Aberto convida Karol Tavares, com o show “Sangue Negro” (Parceria Casa de Vovó Dedé | Plano Bianual CVDD)
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Sexta, 15
18h às 19h30 – Show “A Travessia dos Tambores Sagrados”, com Bloco Chico Chico da Matilde
20h às 21h30 – Show “Música Nua”, com Escurinho e Jr Espinola
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Sábado, 16
13h às 14h – [FESTIVAL IMAGINÁRIOS] Performance “Fôlego”, com Teatro do Irrupto
18h50 às 19h50 – “Tecno Tapera”, com DJ Rapha Anacé
20h às 21h30 – “Baile Preto”, com Luiza Nobel, no Mercado AlimentaCE
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Domingo, 17
Domingo na Estação
10h às 12h – Oficina infantil “Produção de pião e catavento recicláveis”, com Programa Reciclocidades (Parceria Cagece)
10h às 13h – Oficina Infantil “Gravura com Carimbos”, com Fleuri Cardoso e Talita Késsia
10h às 10h45 – [CENA NORDESTE] Espetáculo “Marias da Terra, as palhaças agricultoras”, com Trupe Mulheres Esperança Garcia
11h às 12h30 – Projeto Brasil Encanto convida Gabriela Mendes, com o show “Cena Nordestina” (Parceria Casa de Vovó Dedé | Plano Bianual CVDD)
13h às 15h – [CENA NORDESTE] Forró Rapa de Juá
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre.