Wicked, uma das histórias de fantasia mais icônicas da literatura, ganha sua primeira adaptação cinematográfica. O prequel conta a história não revelada sobre a amizade improvável entre duas garotas que se conhecem na escola de bruxaria
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
Estrelado por Ariana Grande e Cynthia Erivo, nomes consagrados da indústria do entretenimento, Wicked estreia nesta quinta-feira (21), nos cinemas de todo o globo. Baseado no livro best-seller Wicked: A História Não Contada Das Bruxas De Oz, de Gregory Maguire, que também inspirou o premiado musical da Broadway de mesmo nome, o filme conta a história de origem da Bruxa Má do Oeste e da Bruxa Boa do Sul.
A direção do longa fica por conta de de Jon M. Chu (Em Um Bairro de Nova York, 2020) e roteiro por Winnie Holzman (Encontro Com o Destino, 1997).
Trama
Wicked é um prequel ou prelúdio – narrativa anterior – de O Mágico de Oz, se passando antes da chegada de Dorothy à Terra de Oz. A adaptação narra as jornadas de Elphaba e Glinda, duas bruxas aprendizes que se conhecem na Universidade de Shiz e tornam-se amigas, apesar das personalidades divergentes e da busca pelo amor de um mesmo homem. Na trama, Elphaba é uma jovem incompreendida por causa da sua pele de cor verde, enquanto luta para descobrir todo o potencial do seu poder. Já Glinda, mesmo popular e privilegiada, vive uma vida cheia de incertezas, buscando encontrar sua real identidade. Apesar do forte laço inicial construído entre as duas, um encontro com o Maravilhoso Mágico de Oz faz com que Glinda e Elphaba tomem direções completamente diferentes.
A produção é estrelada também pela ganhadora do Oscar, Michelle Yeoh (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo), como a real diretora da Universidade Shiz, Madame Morrible; Jonathan Bailey (Bridgerton) como Fiyero, um príncipe metido a esperto e despreocupado; Ethan Slater, como Boq, um estudante altruísta; Marissa Bode como Nessarose, a irmã favorita de Elphaba; e Jeff Goldblum, premiado ator e músico, como o lendário Mágico de Oz.
Duas partes
Inicialmente concebido para ser contado em um único filme, Wicked precisou ser dividida em duas partes. A primeira parte, que chega às telonas ainda nesta semana, promete duas horas e quarenta minutos de uma imersão completa em um mundo mágico, com uma jornada épica que promete encantar tanto os fãs do musical quanto o público em geral. A informação foi confirmada pela Universal Pictures, responsável pela produção e distribuição do filme, à plataforma Fandango, um dos maiores sites de venda de ingressos dos Estados Unidos. A sequência do longa está prevista para estrear nos cinemas apenas no ano que vem, em 21 de novembro de 2025, conforme anunciado.
Wicked no Brasil
A história de Wicked já ganhou vida nos palcos de teatros nacionais duas vezes. A mais recente encenação da narrativa fantasiosa de Maguire aconteceu em 2023, com as atrizes Fabi Bang e Myra Ruiz interpretando, respectivamente, Glinda e Elphaba. As talentosas artistas também darão voz às suas personagens na dublagem do filme, incluindo as icônicas canções do musical – todas cantadas em português. A notícia é um presente para os fãs que ansiavam por ouvir as músicas de Wicked na voz das atrizes brasileiras e, finalmente, poderão ter a trilha sonora completa disponível nas plataformas de streaming.
mais
Curiosidades sobre o filme:
A primeira parte do longa é focada apenas na história do primeiro ato da peça da Broadway;
O filme foi muito elogiado pelos críticos que assistiram às prévias, prometendo ser uma explosão de cores em tela;
M. Chu, diretor do filme, não economizou e optou por construir cidades cenográficas grandiosas para as gravações;
As interpretações de Ariana Grande e Cynthia Erivo já estão sendo apontadas como merecedoras de indicações ao Oscar.
Assista ao trailer:
serviço
Filme Wicked
Estreia nesta quinta-feira (21), nos cinemas brasileiros