Hugo & Guilherme reforçam conexão com o Nordeste ao gravarem DVD em Fortaleza. Dupla fala ao Tapis Rouge da construção do projeto e da relação com a capital cearense
Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br
Esta semana foi marcante para os amantes do sertanejo em Fortaleza. Isto porque a dupla Hugo & Guilherme escolheu a capital cearense para gravar o DVD Fuleragem, no Complexo Colosso, reforçando a conexão da dupla com o Nordeste.
O projeto, que contou com as participações de Wesley Safadão, Dorgival Dantas e Natanzinho Lima, trouxe um repertório com músicas inéditas e releituras de clássicos brasileiros, celebrando uma nova fase na trajetória dos dois. A gravação ocorreu na última quarta-feira (20), e a dupla falou ao Tapis Rouge sobre o projeto.
“O Nordeste era um sonho para nós. Sempre gostamos de tocar aqui! O público é muito caloroso e nos recebe com muito amor”, afirma Hugo.
Segundo ele, a escolha de Fortaleza como palco do projeto não foi por acaso: “Estava na hora de gravarmos algo na região, e esse DVD representa essa proximidade”.
O título do projeto, Fuleragem, também carrega um significado especial para a dupla. “É uma expressão do Nordeste e combina muito com a nossa essência. Gostamos de nomes fortes e queríamos inovar, fazer algo diferente. Esse projeto é isso: uma grande resenha”, explica Guilherme.
A presença de Wesley Safadão e Natanzinho Lima no palco reforçaram a ponte entre o sertanejo e o forró, dois dos gêneros mais populares do País: “A gente sempre busca mesclar ritmos e trazer essa conversa musical para o nosso trabalho. Forró é um gênero que gostamos muito e tem tudo a ver com o que fazemos”.
Carreira consagrada
Hugo vinha de sua carreira solo como Spártaco quando conheceu Guilherme em 2015 em uma casa de shows em Goiânia. Começaram a cantar juntos a canção Resto de Vida, de Leandro & Leonardo. Até que Henrique & Juliano ajudaram a dar início à carreira da dupla com a gravação do álbum de estreia Acústico e Ao Vivo. E de lá para cá, foi só sucesso: teve Na Maldade, com os próprios Henrique & Juliano, Imagina, com Maiara & Maraisa, Meu Número, com Jorge & Mateus, e principalmente Mal Feito, com a saudosa Marília Mendonça. Sem falar nas canções sem participações, como Vazou na Braquiara, Morena de Goiânia e Alguém me Chama pra Beber, que tomaram as rádios.
Com oito anos de estrada, Hugo & Guilherme somam mais de 3 bilhões de visualizações no YouTube e 9 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Mas, para eles, o formato de DVD continua sendo um marco cultural no sertanejo, mesmo na era digital em que tudo é disponibilizado nas plataformas de vídeo. “Chamam agora de projeto, mas DVD é uma tradição. Ele representa a conexão com os fãs e é uma forma de eternizar momentos importantes da carreira”, frisa Guilherme.
Ao refletirem sobre a trajetória, os cantores não escondem o orgulho e o aprendizado. “Tudo mudou! É bom olhar para trás e ver o quanto crescemos musicalmente durante todos esses anos. Sinto muito orgulho da dupla e sou feliz por dividir esse sonho com o Guilherme, que é como um irmão para mim”, comenta Hugo.
Guilherme complementa: “Nós amadurecemos como artistas e como homens, mas nunca deixamos nossa essência de lado. Tenho orgulho de ter aceitado o convite maluco do Hugo anos atrás”.
Com o sucesso da gravação de Fuleragem, Hugo & Guilherme provam que estão prontos para continuar crescendo no competitivo mercado musical, sendo cada vez mais abraçados por públicos de várias regiões, incluindo o Nordeste brasileiro.