O clássico O Alquimista, de Paulo Coelho, pode finalmente ganhar sua aguardada adaptação para o cinema. O projeto está agora nas mãos de uma das produtoras de Duna, longa estrelado por Zendaya e Timothée Chalamet, conforme revelou Mônica Antunes, agente literária do autor, em evento promovido pela Companhia das Letras nesta segunda-feira (25).
Mônica explicou que os direitos de adaptação do livro, o mais traduzido da literatura brasileira, foram vendidos à Warner Bros ainda nos anos 1990. Desde então, o projeto passou por várias mãos, incluindo Will Smith, até chegar à equipe responsável pelo sucesso de Duna. Embora não tenha confirmado nomes, a agente mencionou a possibilidade de Mary Parent, produtora da franquia de ficção científica, liderar o desenvolvimento.
“O atraso no filme é algo que nos irrita um pouco”, confessou Mônica, destacando que Paulo Coelho prefere não se envolver no processo criativo. “Transformar a essência de O Alquimista em um roteiro cinematográfico é um desafio, mas esperamos que, desta vez, o projeto avance”.
Enquanto O Alquimista ainda aguarda confirmação, outra obra de Coelho, O Diário de um Mago, já está sendo adaptada pela Netflix. O escritor, que vive na Suíça, lançou seu último livro, O Arqueiro, no ano passado e atualmente trabalha em edições comemorativas de suas publicações, sem previsão de novos títulos.
Publicado em 1988, O Alquimista já vendeu mais de 320 milhões de exemplares e foi traduzido para 88 idiomas.