Pinacoteca do Ceará destaca performances e atividade para bebês na programação semanal

Além das performances Paisagem Sonora e Barricada, museu realiza atividades de yoga e visitas temáticas nas novas exposições em cartaz

A programação semanal da Pinacoteca do Ceará reúne atividades com diferentes linguagens artísticas. O coreógrafo Marcelo Evelin conduzirá a residência artística Barricada, com apresentação ao público no fim de semana. Os artistas Arto Lindsay e Eric Barbosa realizam a performance “Paisagem sonora”. Além disso, o público poderá visitar duas novas exposições em cartaz e participar de oficina de bordado, atividades para bebês, práticas de yoga e visitas mediadas. Toda a programação é gratuita no museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Na quarta-feira (18), das 14h às 19h, os artistas Lindsay e Eric Barbosa realizam uma oficina seguida pela performance “Paisagem Sonora”, que acontecem no pátio e no auditório da Pinacoteca do Ceará. A dupla apresenta um processo sonoro e criativo que perpassa os conceitos de suas criações e experimentações no campo das artes visuais, literatura, arte sonora e música. Essa troca ajuda o público a entender melhor as possibilidades e os significados dos sons, funcionando também como uma experiência educativa. A apresentação é uma performance livre e colaborativa, onde os sons – como ritmos, melodias e narrativas – são usados para criar experiências sensoriais.

Também na quarta, o Yoga ao pôr do sol acontece em uma edição especial na Mostra Acervo Pinacoteca, a partir das 17h30.  Serão disponibilizadas até 30 vagas para o método Sahaja Yoga, com Ceci Shiki, voltadas para todas as idades.

Por meio da intersecção entre a série “Sonhos”, na exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, e das expressões da fé católica registradas por Jorge Bodanzky na mostra “Que país é este?”, a Pinacoteca do Ceará realiza a visita temática “Entre sonhos e rezas” na quinta-feira (19), das 16h às 17h. Na atividade, cuja classificação indicativa é de 12 anos, as experiências religiosas serão observadas para pensar a luta por direitos nas comunidades Yanomami e nas romarias que acontecem no Brasil. A ideia é que os visitantes possam mergulhar na dimensão política dos sonhos para os povos Yanomami e nos desejos e utopias rezadas durante as romarias.

A programação também conta com visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do equipamento. As visitas acontecem na sexta-feira (20) e sábado (21), das 15h às 16h. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.

No fim de semana, o público poderá conferir a apresentação dos participantes da residência artística Barricada, uma prática coletiva que forma uma figura coreográfica, conduzida pelo bailarino e coreógrafo Marcelo Evelin. A atividade é o resultado final de uma formação para participantes pré-selecionados que propõe pensar proximidade como forma de resistência. São duas apresentações: no sábado (21), das 17h às 18h, e no domingo (22), das 11h às 12h.

Yoga com crianças e ateliê para bebês

No mês de dezembro, a Pinacoteca se dedica a explorar o bordado no programa Ateliê, coordenado pela equipe de arte educação. Nesta edição, que acontece no sábado (21), das 16h às 18h, os participantes irão explorar a técnica com inspirações nas obras da Mostra Acervo Pinacoteca. Com o objetivo de estimular os processos de expressão, criação e reflexão, de modo a ampliar a experiência dos participantes, o Ateliê de Bordado propõe uma visita à exposição e parte, em seguida, para a confecção de bordados no Ateliê 3. A atividade conta com 15 vagas e é indicada para pessoas a partir de 14 anos.

Também no sábado (21), o museu realiza uma nova edição do Yoga com crianças, com a instrutora Anabela Alcântara. A atividade acontece de 16h no hall de entrada do equipamento. Entre os benefícios, a prática contribui para estimular a coordenação motora, a consciência corporal e o autoconhecimento, assim como melhorar o equilíbrio emocional e reduzir o estresse ou ansiedade, que comumente afetam o público infantil. Com mais de 15 anos de trajetória profissional, Anabela busca com o Yoga promover mais sentido e conexão com o presente nos pequenos. A atividade é voltada para crianças de 4 a 10 anos e conta com 20 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada.

No domingo (22), a Pinacoteca convida os pequenos nos anos iniciais de vida para mais um Ateliê para Bebês, que acontece das 10h às 11h no Ateliê 1. A atividade, voltada para bebês de 6 a 24 meses, é um espaço de arte, descoberta e exploração para crianças. O encontro oferece uma variedade de experiências artísticas sensoriais e interativas, além de promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor dos participantes, enquanto também nutre um vínculo entre eles e a cultura. São disponibilizadas 15 vagas para bebês e acompanhantes. Para participar, é preciso se inscrever entre os dias 17 e 19 de novembro no link disponibilizado pelo Instagram da Pinacoteca do Ceará.

As crianças podem ainda participar do “Ateliê Criança Cria: Cartões Pop-up” que acontece no domingo (22), das 15h às 16h. A atividade conta com 15 vagas e é indicada para pessoas a partir de 7 anos. O objetivo é confeccionar cartões pop-up sob a instrução e colaboração de arte educadores da Pinacoteca.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 18 a 22 de dezembro

> Quarta-feira, 18.12

14h às 19h

Oficina + performance “Paisagem Sonora”

Com Arto Lindsay e Eric Barbosa

Onde: pátio e auditório da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Gratuito

 

> Quarta-feira, 18.12

17h30 às 18h30

Yoga ao pôr do sol

Método Sahaja Yoga, com Ceci Shiki

Onde: Mostra Acervo Pinacoteca

Classificação indicativa: Livre

30 vagas

Gratuito

Acessível em Libras

 

> Quinta-feira, 19.12

16h às 17h

Visita Temática: Entre Sonhos e Rezas

Mediação: Beatriz Dantas e Gi Monteiro

Onde: Exposições “Que país é este?” e “Claudia Andujar: Minha vida em dois mundos”

Classificação indicativa: 12 anos

Gratuito

20 vagas

Acessível em Libras

 

> Sexta-feira, 20.12

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

 

> Sábado, 21.12

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

 

> Sábado, 21.12

16h às 18h

Ateliê de Bordado

Com Lígia Bessa

Onde: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Recomendado para pessoas a partir de 14 anos

Acessível em Libras

15 vagas por ordem de chegada

 

> Sábado, 21.12

16h

Yoga com crianças

Com Anabela Alcântara

Onde: hall de entrada da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Recomendado para crianças de 4 a 10 anos

Acessível em Libras

20 vagas por ordem de chegada

 

> Sábado, 21.12

17h às 18h

Apresentação da residência artística Barricada
Com Marcelo Evelin e participantes da residência

Onde: pátio da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

 

> Domingo, 22.12

11h às 12h

Apresentação da residência artística Barricada
Com Marcelo Evelin e participantes da residência

Onde: hall da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

 

> Domingo, 22.12

10h às 11h

Ateliê para Bebês

Mediação: Lígia Bessa

Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Recomendado para bebês de 6 a 24 meses

Gratuito

Acessível em Libras

15 vagas para bebês acompanhados

Inscrições de 17 a 19 de dezembro pelo link divulgado no Instagram da Pinacoteca.

 

> Domingo, 22.12

15h às 16h

Ateliê Criança Cria: Cartões Pop-up

Mediação: Iuri Tavares

Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Recomendado para crianças a partir de 7 anos

Gratuito

Acessível em Libras

15 vagas para crianças acompanhados

 

> Todas as atividades são gratuitas.

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

 

Em cartaz:

 

“Delírio Tropical” – até 29 de junho de 2025

 

“Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985” – até 13 de abril de 2025

 

“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 9 de março de 2025

 

“Amar se Aprende Amando”

 

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

 

Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES