Revisitando universo de Ariano Suassuna, “O Auto da Compadecida 2” chega aos cinemas nesta semana

Após 25 anos, O Auto da Compadecida está de volta às telonas brasileiras em uma aguardada sequência. A produção expande o universo da obra de Ariano Suassuna e promete emocionar, surpreender e divertir o público com aventuras de João Grilo e Chicó

Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br

As peripécias da dupla João Grilo e Chicó irão divertir as salas de cinema novamente com a estreia de O Auto da Compadecida 2, neste Natal (25). Dirigida por Flávia Lacerda e Guel Arraes, a sequência do sucesso nacional dos anos 2000 se passa 20 anos depois da primeira história e mostra a pacata rotina de Chicó na mítica cidade de Taperoá, no sertão nordestino. A produção traz de volta atores do elenco original como Matheus Nachtergaele, Selton Mello e Virgínia Cavendish, além de adicionar novos rostos conhecidos do público como Taís Araújo, Fabíula Nascimento, Humberto Martins e Eduardo Sterblitch.

Pré-estreia em Fortaleza

Virgínia Cavendish e Matheus Nachtergaele estiveram em Fortaleza para acompanhar a pré-estreia oficial de O Auto 2 na Cidade. Durante coletiva de imprensa, Matheus relembrou que pouco antes de realizar o longa esteve em Fortaleza, passando o Réveillon. Segundo o ator, a virada na Capital trouxe muita prosperidade para o ano. “Ano passado eu passei o ano novo aqui, acho que me deu muito axé e me deu muita sorte, porque aconteceram só coisas bonitas, culminando na estreia de O Auto 2. Eu volto pra passar o Réveillon aqui pra agradecer no mesmo mar onde eu fiz meus pedidos. Vou passar o Réveillon com vocês aqui em Fortaleza”, afirmou o ator.

Já a intérprete da personagem Ritinha falou sobre o sentimento de ter feito o longa e de finalmente apresentá-lo ao público. “Tem sido emoção atrás de emoção, apresentar O Auto da Compadecida 2, no Nordeste, principalmente. Foi um filme muito importante para mim, para todo mundo que está aqui, acho que para vocês também. Então, é um reencontro com grandes e velhos e queridos amigos”, comentou Virgínia.

A atriz também revelou como foi mergulhar novamente no universo do filme e voltar a encenar Ritinha depois de 20 anos. “Para a gente revisitar os personagens depois de tanto tempo foi um presente, uma sorte, uma coisa inexplicável. Foi com muita alegria. Espero que o que a gente viveu de emocionante e de felicidade se reflita em vocês assistindo também a esse filme. […] Divirtam-se e espero que vocês se divirtam e se emocionem tanto quanto a gente se divertiu e se emocionou revivendo esses personagens”, estimou.

Trama

Depois de duas décadas desaparecido, João Grilo (Matheus Nachtergaele) retorna à pequena Taperoá, reencontrando o inseparável amigo Chicó (Selton Mello). Mas o retorno do esperto malandro não passa despercebido: a cidade inteira o trata como uma verdadeira celebridade. Afinal, sua fama atravessou o tempo, marcada pela lenda de que havia sido morto por uma bala de espingarda e ressuscitado após um julgamento celestial, no qual enfrentou o Diabo como acusador, teve Nossa Senhora como defensora e o próprio Jesus Cristo como juiz.

Agora, de volta ao cenário que tanto conhece, João Grilo se vê disputado pelos dois políticos mais poderosos de Taperoá, que o enxergam como cabo eleitoral ideal para suas campanhas. Astuto como sempre, ele vê nisso a oportunidade perfeita para dar o golpe definitivo, aquele que promete finalmente lhe render muito dinheiro e, quem sabe, uma vida de tranquilidade — embora seja difícil imaginar que ele sossegue de verdade. No entanto, como de costume, nada sai conforme planejado, e João Grilo acaba se metendo em mais confusões do que poderia prever. Entre risos, trapaças e reviravoltas, ele se verá obrigado a recorrer novamente à Compadecida.

“Foi uma alegria absurda, um reencontro com o personagem mais popular da minha vida e um reencontro muito feliz com o Matheus. Nesse tempo todo não trabalhamos juntos, mas continuamos uma dupla no imaginário brasileiro. Foi um reencontro lindo com o Guel, meu maior mestre, com a Flavinha e com o universo do Ariano Suassuna. Não dá pra dizer em palavras a emoção que é voltar a fazer o personagem mais marcante da minha vida”, contou Selton Mello.

Benção de atriz

Em Auto 2, Taís Araújo interpreta Nossa Senhora, papel que no primeiro longa foi vivido por Fernanda Montenegro. Para dar vida à personagem, a atriz buscou inspiração e orientação diretamente com a veterana, em um encontro que, segundo Taís, teve um significado especial. O momento de troca foi decisivo para Taís, que reconheceu o peso do papel e o desafio de assumir uma personagem tão icônica. “Senti todos os frios possíveis, mas tive que me livrar deles e trabalhar”, revelou. Durante o processo, Taís e a equipe optaram por uma abordagem única e diferenciada da interpretação de Fernanda Montenegro. “Temos várias representações de Nossa Senhora, não é a mesma que a dona Fernanda fez. Fomos por esse caminho, e isso foi libertador, confesso”, compartilhou.

mais

CURIOSIDADES:

Diferentemente do primeiro filme, baseado na obra de Ariano Suassuna, O Auto 2 não é uma adaptação de um texto específico do autor. A sequência foi criada sem que Suassuna tivesse escrito uma continuação oficial, mas permanece fiel ao universo e à essência das histórias por ele idealizadas;

O filme contará com uma música inédita de Maria Bethânia, que será tema de Nossa Senhora Aparecida, de Taís Araújo;

O filme pega emprestado a personagem Clarabela, da peça Farsa da Boa Preguiça, escrita por Ariano em 1960. Além disso, também inspirado na obra, Chicó vira um contador de histórias e um poeta;

As filmagens da produção aconteceram inteiramente em um estúdio equipado com tecnologia de ponta. Utilizando painéis de LED de alta definição, as gravações, realizadas no final de 2023 e concluídas em outubro, permitiram que os cenários fossem projetados em movimento, proporcionando uma experiência imersiva aos atores, que puderam interagir com os ambientes em tempo real.

Assista ao trailer:

serviço

Filme O Auto da Compadecida 2
Estreia quarta-feira (25)
Comédia/Drama – 1h 54m
Classificação 10 anos

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES

t>