Iury Costa apresenta coleção de verão e planos de expansão da grife para São Paulo e Belo Horizonte

À frente da marca homônima, Iury Costa transforma referências cearenses em peças sofisticadas e universais. Agora, prestes a expandir a essência cosmopolita para mercados nacionais, o estilista se destaca pela inovação atemporal, com um olhar voltado à sustentabilidade na moda. Conheça a marca em ascensão e detalhes da nova coleção VERANEiU

Sâmya Mesquita
samyamesquita@ootimista.com.br

Fortaleza não é apenas o cenário de muitas histórias: para o estilista e diretor de arte Iury Costa, é também uma das maiores inspirações de vida e da carreira. À frente da marca que carrega seu nome, o designer lança a mais recente coleção, intitulada VERANEiU. Mais do que uma homenagem à cidade, o trabalho reflete uma busca por interpretar a relação do cearense com o oceano, misturando sofisticação e cotidiano.

A coleção se desdobra em uma paleta de tons suaves – como o Azul Náutico e o Rosa Coppola – e aposta em cortes geométricos e texturas únicas. Os tecidos exclusivos vão desde o tricoline, com toque “babydoll”, até tramas modernas de poliamida. “VERANEiU representa nossa temporada de alto verão. Gosto de trazer à tona vivências que conectam moda, arte e experiências pessoais”, revela o estilista, que se diz cansado dos estereótipos de cores saturadas ou diálogos simplistas, geralmente associados à capital alencarina: “Minha proposta é mostrar sua leveza de uma forma mais contemporânea e cosmopolita”.

A conexão com a cidade se traduz em escolhas estéticas e conceituais. Locais icônicos como a Ponte dos Ingleses e a Praia de Iracema não só serviram de inspiração, mas também de cenário para a campanha de apresentação da coleção. Para Iury, o objetivo é posicionar Fortaleza em uma nova perspectiva. “Minha visão é global, mas enraizada no local. Sempre penso em como nossas raízes podem se conectar ao mundo de forma inovadora. Essa abordagem vem do desejo de me comunicar com o mundo através da minha marca”, reflete.

Tradição e inovação

A marca Iury Costa foi fundada em 2009, ao lado da irmã do empresário, a engenheira de produção Amanda Costa. A marca já vestiu nomes de destaque do mercado de influência, tais como Anitta, Malu Borges, Simone Mendes, Rafa Kalimann, Marina Sena, Monique Alfradique, entre tantas outras. Com mais de 15 anos de trajetória, Iury identifica desafios e aprendizados contínuos: “No início, o mais difícil foi entender o mercado, equilibrar o criativo com o comercial. Hoje, com mais de 200 colaboradores diretos e indiretos, é uma estrutura grande, e precisamos de muita inteligência de mercado para continuar crescendo”.

Entre as maiores conquistas, o estilista destaca a proposta sem gênero, em 2021, após uma temporada de estudos em Londres. “Foi um marco para a marca e um grande desafio em Fortaleza, onde o tema ainda era novo, mas exigiu amadurecimento. Percebi que o sonho inicial da marca sempre foi sobre autoestima, liberdade e conforto”, comenta.
Outro aspecto em que a grife busca evoluir constantemente é a sustentabilidade. “O mínimo que posso fazer, já faço: escolher matérias-primas conscientes e evitar a efemeridade das tendências descartáveis. É algo que ainda preciso aprender e colocar em prática com mais consistência, mas já entendo a importância de cobrar fornecedores e repensar processos”.

Novas perspectivas

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Entre os muitos elementos que influenciam o trabalho do estilista, as viagens desempenham um papel crucial. Ele enfatiza, porém, que prefere desbravar novos lugares sem a pressão de realizar pesquisas formais. “Não gosto de colocar a viagem dentro de um contexto específico de pesquisa. Para mim, toda experiência pode trazer inspiração. Recentemente, visitei Paris e Icaraizinho de Amontada. Na França, me inspirei nas texturas, sabores e na dinâmica cosmopolita. Já Icaraizinho trouxe um senso de tranquilidade que ainda estou maturando para incluir em uma próxima coleção”, adianta.

Quando questionado sobre tendências atuais no mercado, Iury é enfático: o foco está na atemporalidade: “As tendências vêm e vão. Por mais que algumas referências estejam na moda, o meu objetivo é criar peças que possam ser usadas por anos, sem perder a relevância. É esse pensamento que guia o DNA da marca”.

Futuro otimista e audacioso

O ano de 2024 foi um marco para a empresa, que teve um crescimento de 30%. Agora, Iury planeja expandir a marca para outras cidades brasileiras, com foco em São Paulo e Belo Horizonte. “Queremos abraçar mais pessoas, expandir nossa essência litorânea e cosmopolita para outros cantos”, defende o artista que inspira a transformar histórias em moda: “Mais do que peças de roupas, eu quero criar memórias, construir narrativas e levar nosso Ceará ao mundo. Afinal, moda não é só estética; é também emoção e propósito”.

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