slot deposit 5000

Kingdomtoto

Nuri77

Nuri77

Merpati77

76º Salão de Abril abre nesta quinta na Casa do Barão de Camocim

76º Salão de Abril abre nesta quinta na Casa do Barão de Camocim

Fortaleza se prepara para a abertura do 76º Salão de Abril, nesta quinta-feira (3), às 18h, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Com o tema “Despertar à Terra”, a edição deste ano propõe uma reflexão sobre a relação entre arte, patrimônio cultural e meio ambiente, reunindo 38 artistas nordestinos com obras em diversas linguagens — incluindo, pela primeira vez, a arte têxtil. “Esta edição marca avanços, desde a curadoria diversa até os recursos de acessibilidade, para que a arte sensibilize mais pessoas”, destaca Ana Aline Furtado, diretora do espaço.

A homenagem especial será ao Mestre da Cultura Júlio Santos* referência em fotopintura e preservação das tradições visuais cearenses. “Seu trabalho ressignifica uma tradição marcada por apagamentos étnico-raciais, celebrando identidades silenciadas”, explica a secretária municipal de Cultura, Helena Barbosa, que também reforça a urgência da temática ambiental: “Como diz Ailton Krenak, ‘o futuro é ancestral’. A arte é instrumento para esse pacto coletivo pela preservação”.

O evento, gratuito e aberto ao público contará com audiodescrição, intérpretes de Libras (sob demanda) e uma programação formativa até junho. Entre as obras expostas, estarão instalações, performances, videoarte e esculturas, com curadoria de Aline Ambrósio e Wes Viana. Com sete décadas de história, o Salão consolida Fortaleza como polo criativo e espaço de debate sobre questões sociais através da arte.

Programação

18h – Abertura dos portões
18h às 18h30 – DJ Rapha Anacé
18h30 às 21h – DJ Negona
19h10 – Semeadouro, performance com Jéssica Cruz
19h30 – Cerimonial de abertura
20h – Abertura da exposição

Serviço

Abertura do 76º edição do Salão de Abril
Data: 3 de abril (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Centro Cultural Casa Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632 – Centro)

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES