Por Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
O projeto de memória “Ruas Biográficas” vai ganhar uma 2ª edição do livro físico, a ser lançada domingo (13), às 19h30, data em que Fortaleza celebra 299 anos. O evento ocorrerá no estande da Expressão Gráfica e Editora, na XV Bienal do Livro do Ceará, que está ocorrendo no Centro de Eventos do Ceará, com acesso gratuito.
Idealizado pelo jornalista e escritor Emmanuel Montenegro, o Ruas Biográficas traz microbiografias daqueles que tiveram seus nomes oficializados em vias públicas de Fortaleza. “É um trabalho árduo e de formiguinha, às vezes, levo quase um mês para escrever uma microbiografia, por falta de informações disponíveis sobre os biografados. Minha fonte de pesquisa inicial é a internet, em sites oficiais e de referência, que me direcionam a livros, jornais, revistas, artigos e documentos históricos”, destaca o idealizador da iniciativa.
O projeto busca resgatar a história e a memória da cidade de mais de 2,4 milhões de habitantes, por meio de microbiografias publicadas na rede social online de compartilhamento de fotos. Hoje, o perfil conta com mais de 5.100 seguidores, entre historiadores, professores, estudantes e demais interessados na história de Fortaleza e do Ceará.
“Essa nova edição traz 20 ruas a mais; as ruas que fui postando no perfil do Instagram @ruasbiograficas após o lançamento da primeira edição do livro, em 2021, que trouxe 301 ruas biografadas durante 7 anos, de 2014, quando o projeto surgiu, até a publicação do livro físico”, detalha Montenegro.
O projeto nasceu após Montenegro descobrir uma placa biográfica fixada no muro de uma rua de Fortaleza. A referida placa faz parte de uma iniciativa do jornalista e gestor cultural Cláudio Pereira, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Fortaleza na primeira gestão do prefeito Juraci Magalhães, que em parceria com empresas privadas expôs placas biográficas identificando ruas da cidade.
Segundo o jornalista e escritor, as expectativas pelo lançamento são boas, após muito tempo de trabalho e pesquisa. “É a primeira vez que lanço um livro em uma Bienal do Livro do Ceará e, justamente, com um livro que trata da história e da memória de Fortaleza, cidade onde moro há mais de 30 anos. O lançamento também ocorre no dia em que a cidade faz aniversário. São 299 de história. A primeira edição do Ruas Biográficas esgotou em poucos meses. Foram quase quatro anos de espera pela segunda edição. Então, as expectativas estão altas e muito positivas”, ressalta.
serviço
Lançamento do livro Ruas Biográficas
Domingo (13), às 19h30
Na Estante da Expressão Gráfica e Editora (117), na XV Bienal do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará
Valor do livro: R$ 70
Pré-venda promocional: no Instagram @ruasbiograficas