Este fim de semana contará com shows de diversos gêneros musicais na Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. A programação começa na sexta (18), com discotecagem de DJ Renatinha das 18h às 19h50. A artista traz o projeto “Transeunte Coração” que exalta a música contemporânea brasileira.
Na sequência, das 20h às 21h30, a cantora Jord Guedes sobe ao palco com a banda As Ritas apresentando o show “Nós e Tantas Outras”, com acessibilidade em Libras. A proposta integra a poética de composições autorais e de músicas do cancioneiro brasileiro, abordando questões relacionadas ao empoderamento feminino e o combate à cultura machista.
Sábado terá noite dedicada ao brega com discotecagem e show
A programação de sábado (19) começa às 18h, com discotecagem do DJ Filipe Canuto no projeto “Paradão Popular”, uma festa cheia de nostalgia e romantismo com o melhor dos discos de vinil da música brega. A seleção do repertório é fruto de pesquisa e reconhecimento da herança musical popular da cidade de Fortaleza, nas suas ruas, bares e feiras.
Das 20h10 às 21h10, o cantor Renato Hirco prossegue a celebração ao ritmo com um show que busca resgatar grandes clássicos do gênero, trazendo ao palco canções românticas, exageradas e sofridas, muitas vezes esquecidas ou desconhecidas pelo público mais jovem.
O artista apresentará sucessos como os de Núbia Lafayette, Fernando Mendes e Nelson Gonçalves, inspirado pela memória de sua mãe, que cantava em serestas. O show terá acessibilidade em Libras. Das 21h15 às 22h, o DJ Filipe Canuto retorna ao palco para encerrar a noite.
Circuito de Choro do Ceará e DJ Rapha Anacé compõem a programação musical do Domingo na Estação
As famílias cearenses já têm um lugar cativo para curtir o domingo na capital. A Estação das Artes promove, mais uma vez, a tradicional programação com oficina infantil e música para contemplar os públicos de todas as idades.
Das 10h às 13h, Fleuri Cardoso e Talita Késsia facilitarão a oficina infantil “Desenho de Uma Linha Só”, que propõe uma experimentação da linha enquanto elemento principal do desenho, inspirada nas obras do artista espanhol Pablo Picasso. A oficina terá momentos distintos de exploração individual do desenho linear pelas crianças.
Enquanto isso, o DJ Rapha Anacé comanda a programação musical das 10h às 12h30, com uma performance que mistura cantos e gravações feitas em comunidades indígenas e ritmos populares brasileiros. Nesse espetáculo, os sons culturais indígenas do Nordeste se encontram com batidas eletrônicas contemporâneas, proporcionando uma experiência imersiva que celebra tanto a ancestralidade quanto a inovação. Além de entreter, a apresentação busca sensibilizar o público para a importância da preservação das expressões musicais indígenas e tradicionais, incentivando a reflexão sobre a identidade cultural e a necessidade de valorização das raízes.
O fim de semana encerra com a sexta edição do Chora Iracema – Circuito de Choro do Ceará, com apresentação de Calíope Quarteto das 12h30 às 14h30. O grupo formado por Iann Calíope (flauta e flautim), Jamerson Farias (cavaquinho), George (violão) e Rafael Melo (pandeiro) fará uma homenagem a Altamiro Carrilho, considerado uma lenda do choro nos anos 60 e 70 que inspirou diversas gerações de instrumentistas com suas mais de 200 músicas e 70 discos gravados.
Todas as atividades do fim de semana são gratuitas e abertas ao público, com entrada por ordem de chegada até atingir a capacidade do espaço.
Serviço
Programação da Estação das Artes
Dias: 18 a 20 de abril
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara