De Caetano a Fábio Porchat: relembre encontros de famosos brasileiros com o papa Francisco

Poucos meses antes de seu falecimento, confirmado nesta segunda-feira, 21, o Papa Francisco recebeu um grupo de comediantes e artistas de diversas nacionalidades em um encontro histórico no Vaticano. Entre os brasileiros presentes estavam os humoristas Fábio Porchat, Cacau Protásio e Cris Wersom.

Em junho de 2023, cerca de 200 artistas da comédia, incluindo atores, roteiristas, escritores e cartunistas de 15 países, participaram de uma cerimônia especial no Vaticano. Na ocasião, Fábio Porchat compartilhou com o programa Fantástico, da Globo, uma divertida lembrança do encontro. “A cachaça é água?”, brincou o pontífice, em referência à famosa bebida brasileira.

O humorista também destacou a importância do discurso do Papa Francisco, que valorizou o trabalho dos comediantes. “É maravilhoso, pela primeira vez na história, o papa se encontrar com comediantes. O discurso dele foi muito bonito, dizendo que quando algum comediante consegue fazer uma pessoa rir sem humilhar, Deus também sorri”, revelou o humorista.

Cacau Protásio, emocionada com o encontro, compartilhou fotos e vídeos do momento em suas redes sociais. Ela aproveitou a ocasião para pedir a bênção do Papa em sua aliança de casamento com o fotógrafo Janderosn Pires, com quem estava há 12 anos. “Receber esse convite foi um grande marco na minha vida profissional e espiritual”, declarou a atriz. Meses depois, o casal se separou.

Além dos brasileiros, o evento reuniu ainda grandes nomes da comédia internacional, como Whoopi Goldberg, Stephen Colbert, Jimmy Fallon, Chris Rock e Julia Louis-Dreyfus. O italiano Silvio Orlando, o mexicano Chume Torres e Florinda Meza, a Dona Florinda do seriado “Chaves”, também participaram.

Mais encontros

Outros nomes nacionais também tiveram a oportunidade de se encontrar com o Papa Francisco. Em setembro de 2023, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, discutiu o bicentenário das relações Brasil-Vaticano durante uma visita oficial à Europa.

Margareth Menezes em encontro com o papa Francisco, em 2024 (Foto: Luciele Oliveira/MinC)

E Caetano Veloso, em turnê pela Europa no mesmo ano, entregou uma carta ao pontífice expressando preocupação com a violência na Bahia.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES