Um dos maiores fenômenos de audiência da Netflix, série “You” retorna nesta quinta-feira (24), para a sua “última dança”. Produção promete uma história intensa e cheia de viradas, com um desfecho que definirá o legado do stalker mais charmoso (e perigoso) do streaming
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
A perturbadora jornada de Joe Goldberg está chegando ao seu derradeiro e, certamente, eletrizante fim. A Netflix lança nesta quinta-feira (24), a quinta e última temporada da aclamada série “You” (ou Você, em português). Prometendo desfechos chocantes e reviravoltas que manterão os fãs na ponta da cadeira até o último segundo, a leva final do seriado contará com dez episódios. Estrelada por Penn Badgley (“Gossip Girl”, 2007) e criada por Sera Gamble (“The Magicians”, 2015) e Greg Berlanti (“Love, Simon”, 2017), a série é uma adaptação do livro homônimo de 2014 da escritora americana Caroline Kepnes.
O enredo
Após viver eventos traumáticos em Londres e tentar deixar para trás seus hábitos sombrios, nesta temporada, Joe volta a Nova York para tentar equilibrar sua vida entre a elite e a criação de seu filho, Henry. No entanto, desta vez, o cenário é ainda mais complexo e perigoso para ele. Com seu passado sempre à espreita e a possibilidade de velhos conhecidos ressurgirem, o personagem terá que confrontar as consequências de suas ações de uma vez por todas. Ainda que detalhes específicos sobre a trama estejam sendo mantidos sob sigilo para preservar a emoção dos espectadores, a temporada final deve explorar a fundo a psique de Joe, questionando se ele é capaz de redenção ou se está irremediavelmente preso em seu ciclo de obsessão e violência. Além dessas batalhas pessoais, no novo ano da série o personagem também irá se envolver em problemas corporativos ao lado de sua irmã gêmea Maddie, vivida por Anna Camp (“A Escolha Perfeita”, 2012), e seu meio-irmão Teddy, encenado por Griffin Matthews (“The Flight Attendant”, 2020).
Novidades do gran finale
A quinta temporada promete não apenas amarrar as pontas soltas das temporadas anteriores, mas também trazer elementos inéditos para surpreender o público. Embora o elenco principal, liderado por Badgley, deva retornar, novas adições ao elenco foram anunciadas para agitar a dinâmica da série. Além de Griffin Matthews e Anna Camp já mencionados anteriormente, entre os novos rostos da série destacam-se: Charlotte Ritchie (“Wonka”, 2023), e Madeline Brewer (“The Handmaid’s Tale”, 2017), que terá um importante papel na nova trama. A atriz americana de 32 anos surgirá como Bronte, uma dramaturga que pode ser a primeira pessoa a compreender, de fato, a essência de Joe, levando o personagem a confrontar suas motivações mais profundas. No entanto, com o histórico de relacionamentos destrutivos e complexos do personagem, esse entendimento pode não durar muito, sendo apenas uma breve ilusão. Conforme adiantaram os criadores da série, Gamble e Berlanti, a temporada final será “selvagem” e “inesperada”, sugerindo que os fãs podem esperar por reviravoltas chocantes e um desfecho que desafiará todas as teorias.
Legado e impacto cultural
Desde sua estreia, “You” se estabeleceu como um fenômeno cultural, cativando milhões de espectadores ao redor do mundo com sua premissa intrigante e a atuação magnética de Penn Badgley. Além de alcançar sucesso comercial com a quarta temporada da história figurando por cinco semanas no TOP10 dos mais assistidos em 90 países, a série conquistou diversos prêmios, como o Critics’ Choice Television Award de Melhor Ator em Série Dramática para Badgley. O ator também foi indicado por sua atuação na produção nos prêmios: Sindicato dos Atores (SAG Awards), People’s Choice Awards e Teen Choice Awards. Já o seriado foi reconhecido na categoria Melhor Série no Prêmio do Sindicato dos Escritores (WGA Awards).
Contudo, o sucesso de “You” não se limita apenas às honrarias e números de audiência. A produção vem gerando, desde a sua estreia, discussões sobre temas como obsessão, relacionamentos tóxicos, a superficialidade das redes sociais e a tênue linha entre o charme e a psicopatia. Além disso, “You” deu ainda mais popularidade ao formato do “anti-herói” complexo e moralmente ambíguo, influenciando outras produções televisivas. Ao mergulhar na mente de um stalker de forma tão envolvente e perturbadora, a produção garantiu seu lugar como um dos seriados mais comentados e influentes da era do streaming.
mais
Assista ao trailer da última temporada:
serviço
“You” – Temporada final
Estreia quinta-feira (24)
Disponível na Netflix
Classificação indicativa 18 anos