Nova aposta da Marvel para os cinemas, Thunderbolts* chega aos cinemas nesta quinta-feira (1º), com sessões de pré-estreia já na quarta-feira (30). Filme traz Florence Pugh e Sebastian Stan no elenco e as impressões iniciais são otimistas
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
Não é novidade que as produções do gênero que se convencionou chamar de filmes de super heróis estão num marasmo, salvo em raras exceções. Porém, Thunderbolts*, nova aposta do estúdio, pode fugir à regra. O longa chega oficialmente ao circuito comercial brasileiro nesta quinta-feira (1º), com sessões de pré-estreia em algumas praças já amanhã (30). Apesar de o longa não ter visto a luz do céu em território tupiniquim, algumas impressões internacionais chegam a apontá-lo como um dos melhores filmes lançados pelo selo do Universo Cinematográfico Marvel (da sigla em inglês MCU).
Mas o que pode estar por trás de tamanho feito? Ainda de acordo com a crítica especializada, um dos principais acertos do filme dirigido por Jake Schreier é a atuação de Florence Pugh, que retorna ao MCU como Yelena Belova, a irmã mais nova da Viúva Negra, de Scarlett Johansson. Ela é uma das líderes da equipe que dá nome ao filme e se junto a um time de ex-vilões escalados para uma missão com poucas chances de sucesso. “Muito dessa carga dramática pertence a Florence Pugh, enquanto Lewis Pullman (Bob/Sentinela) entrega uma performance complexa como um personagem simpático em guerra consigo mesmo”, diz o editor-chefe do Next Best Picture, Matt Neglia.
Outro que tem tudo para entregar ótimas sequências é Sebastian Stan, na pele do Soldado Invernal. O personagem é “das antigas” do MCU e carrega uma leva de fãs considerável, sendo, inclusive, o rosto mais conhecido da nova equipe. O filme se passa logo após os eventos de Capitão América: Admirável Mundo Novo (2025), quando o personagem de Stan é alçado a um papel de destaque no governo dos Estados Unidos.
É ele quem recruta o restante da trupe, composta pelos seguintes soldados: Guardião Vermelho (David Harbour), Agente Americano (Wyatt Russel), Fantasma (Hannah-John Kamen), Treinadora (Olga Kurylenko) e, não menos importante, Yelena Belova.
Composição da equipe à parte, qual a missão da vez? Todos eles são forçados a atuar em um trabalho para Valentina Allegra de Fontaine, uma diretora do serviço de inteligência norte-americano, que, na ausência dos Vingadores, convoca figuras desajustadas e traumatizadas para evitar um colapso global. Pelo menos até o momento, a grande ameaça apresentada é o Sentinela, defendido pelo ator Lewis Pullman, que tem sido bastante elogiado pelos críticos.
Feitas as devidas apresentações, a premissa não é das mais originais: colocar um time de figuras ambíguas, com traumas e sem medo da morte em uma missão que pode acabar… em morte. O mesmo já foi feito pela Warner Bros., vide O Esquadrão Suicida (2021), e deu certo -pelo menos uma vez-, mas o MCU tem em seu favor o fato de que todos os heróis já foram apresentados em outras produções, sejam elas filmes ou séries, e não são completos desconhecidos do grande público. Sendo assim, pode haver menos espaço para apresentações e maior tempo de tela para cenas de ação e desenvolvimento da trama do próprio longa. A própria Marvel já transformou heróis secundários em grandes figuras populares, como os Guardiões da Galáxia e viu que é possível fazer isso sem comprometer a qualidade. Mas fica a dúvida: será que a missão de Thunderbolts* nas telonas do Brasil será um sucesso? O tempo dirá!
mais
Saiba quando surgiram os novos personagens, para além do veterano Soldado Invernal:
Yelena Belova foi introduzida no MCU em Viúva Negra (2021) e reapareceu na série Gavião Arqueiro, também de 2021;
O Guardião Vermelho chegou ao MCU também em Viúva Negra;
O Agente Americano passou a integrar o universo do estúdio em Falcão e o Soldado Invernal, de 2021;
A vilã Fantasma foi introduzida no MCU em Homem-Formiga e a Vespa (2018);
A Treinadora foi uma adição também do live-action da Viúva Negra.
assista ao trailer:
serviço
Estreia de Thunderbolts*
Filme estreia nesta quinta-feira (1º), com pré-estreia nesta quarta-feira (30)
Duração: 126 minutos