Foram precisos cerca de duas horas para que os ingressos para sessão única do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” no Festival de Cinema de Pequim, na China, se esgotassem. A exibição especial está marcada para o próximo sábado, 26, e antecede a estreia comercial do filme na China, programada para 16 de maio.
Dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, o filme chega ao mercado chinês em um momento de mudanças significativas na política de importação cinematográfica. A China anunciou recentemente a redução progressiva da entrada de produções dos Estados Unidos, como resposta às tarifas impostas a seus produtos e também como reflexo da crescente valorização do cinema nacional entre o público local.
A data escolhida para o lançamento coincide com a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático. O político desembarcará na nação entre os dias 12 e 14 de maio, quando se reunirá com o presidente Xi Jinping. A expectativa é de que o encontro resulte em novos acordos bilaterais nas áreas de economia, cultura e tecnologia.