Os gigantes europeus da aviação e da hotelaria IAG (hispano-britânico) e Globalia (espanhol) fecharam acordo de um bilhão de euros. O negócio envolve a venda integral da Air Europa – que terá dois voos semanais entre Fortaleza e Madri a partir de dezembro – para transformar o aeroporto da capital espanhola em um dos maiores hubs de aviação da Europa.
O IAG passa a ter as duas maiores companhias aéreas da Espanha – Iberia e Air Europa, além da inglesa British Airways. Com o anúncio, as ações do grupo subiram 2% na manhã de segunda-feira, 4, sendo negociadas a 6,41 euros.
A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) já conversava sobre investimentos no Estado tanto com a Globalia quanto com o IAG. De acordo com o secretário do Turismo, Arialdo Pinho, é possível que o negócio desencadeie investimentos também fora da Espanha. “A notícia é positiva para o Ceará” porque vai injetar uma quantidade grande de recursos, em dinheiro, no caixa da Globalia, grupo com o qual a Setur negocia a vinda de um grande empreendimento hoteleiro. “O potencial de investimento da Globalia, que é um grupo jovem e com interesse em ampliar no Nordeste, aumenta muito”. Em relação ao cronograma da nova rota a partir de Fortaleza, “nada muda”, garantiu.
A Air Europa possui 66 aeronaves, opera em 69 destinos e transportou 11,8 milhões de passageiros em 2018. A IAG anunciou que pretende com a compra reforçar presença na América Latina e investir em um Hub em Madri. Atualmente, o terminal é o décimo nono maior da Europa e deve passar a concorrer com os de Londres, Paris, Amsterdã, Istambul e Frankfurt.