Artesanato cearense ganha destaque na CASACOR Ceará, com novos olhares para a decoração e o design

A rica herança cultural artesanal cearense encontra morada na CASACOR Ceará 2024. Presente em diversos espaços da exposição, o artesanato se reinventa em um diálogo com a arquitetura e o design

Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br

Além de promover a valorização e a celebração da criatividade nos âmbitos da arquitetura, do design e do paisagismo, a CASACOR Ceará 2024 também atua como uma importante vitrine para a divulgação de diversas outras formas de arte, como o artesanato cearense. Na atual edição, que segue até 8 de dezembro, o espaço expositivo “Entre Nós”, Loja da CeArt, e o Jardim Nhanduti se destacam por difundir e enaltecer esse ofício ancestral, servindo ainda como ponto de encontro para os amantes dessa arte.

“Valorizar o artesanato é valorizar nossas raízes e nossa origem. A CASACOR Ceará tem como uma de suas principais missões valorizar o que é nosso, do nosso estado. Ao somar o artesanato nos espaços da mostra, promovemos os profissionais e empresas locais, destacamos o design e a arte regionais e honramos uma parte essencial da nossa história criativa e cultural”, afirma Carolina Nogueira, diretora de marketing da CasaCor Ceará.

WhatsApp Image 2024 11 06 At 23.49.49

Idealizado pela arquiteta Paloma Estrela, o espaço “Entre Nós”, que abriga a loja da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), convida os visitantes a uma imersão na rica tradição artesanal cearense, pegando carona no meticuloso trabalho manual feminino. Entrelaçando tradição e contemporaneidade, o local tem as paredes revestidas por um mosaico de crochê, promovendo uma experiência visual única. Outras tipologias artesanais, como cerâmica, fios, tecidos e madeira também mesclam-se ao ambiente, celebrando a diversidade do artesanato cearense e transformando o espaço em um verdadeiro altar da criatividade.

“O espaço foi projetado para ser mais que uma loja, destacando-se como um ambiente que honra a tradição e a memória do artesanato cearense, traduzidas de maneira contemporânea. Inspirado no tema do evento, ‘De presente o agora’, o ambiente explora como a cultura é preservada e transmitida entre gerações”, discorre Paloma. “Além disso, ao incorporar o artesanato no nosso dia-a-dia, cria-se uma estética autêntica e acolhedora, (…) tornando o ambiente único e cheio de significado”, pontua a arquiteta.

A loja também expõe e comercializa mais de 500 produtos artesanais, assinados por 99 artesãos cearenses e quatro associações produtivas. Os itens são feitos a partir de diversos materiais, tais como areia colorida, argila, couro, fibra vegetal, fios e tecidos, madeira, metal, xilogravura, pedras, sementes, cascas e raízes. Cada peça, cuidadosamente selecionada, conta uma história, e mantém um legado transmitido de geração em geração. Além dos produtos, o artesanato da CeArt também está espalhado por outros cinco espaços da CASACOR Ceará, sendo eles: Recepção, Quibera, Lounge Raízes Cearenses, Janelas de Iracema, Bar Secreto ARD e Loja Raíze.

“A seleção das peças de artesanato foi pensada para refletir a riqueza cultural e a diversidade do artesanato cearense. Optei por peças que representam técnicas tradicionais e inovadoras, destacando o papel dos artesãos que mantêm vivo o legado manual e o passam adiante. Artesãos como Célie Freire, André Rocha, Rozi Cariri, Luiz Antônio, Hércules Modesto e Francisco Graciano abrilhantam o espaço com suas peças, que trazem cores e técnicas diversas e complementam o uso de texturas e materiais naturais, criando uma atmosfera genuína e acolhedora”, reforça Paloma.

Jardim Nhanduti

0711tr1302_5c (2)
0711tr1302_5c (2)

Com mais de 600 metros quadrados, o Jardim Nhanduti representa uma ode às rendas cearenses, marcante símbolo cultural, muito presente nas casas do Ceará. A tipologia está presente em diversos pontos do ambiente, desde o seu piso, norteando a configuração do local, até ao combogó argamassado adornado com um padrão rendado que projeta desenhos no chão, no palco e nos bancos diversos e inusitados desenhos feitos a partir da luz natural. Assinado pelas arquitetas Marina Campanhã e Cíntia Senna, o espaço também conta com ombrelones que refletem as sombras do ponto traça do tricô empregado no seu piso.

serviço

CASACOR Ceará 2024
Visitação: até 8 de dezembro
Rua Almirante Barroso, 500 – Bairro Praia de Iracema
Mais informações no Instagram @casacorceara
ou casacor.abril.com.br/mostras/ceara/

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES