A atriz Jéssica Ellen participou do programa “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga, nesta quarta-feira (20), e destacou a relevância da luta antirracista no Brasil. Atualmente, Jéssica interpreta Madá na novela “Volta Por Cima”, papel que marca sua estreia como protagonista.
Durante a entrevista, a artista ressaltou que o país atravessa um momento crucial para dar visibilidade às questões raciais. “Toda pessoa preta, toda pessoa LGBTQIA+ vive esse tipo de violência. Lembro na escola das pessoas falarem do meu cabelo, mas sempre tive muito afeto da minha família e o olhar de questionar. Se alguém se sente autorizado a praticar essa violência, essa pessoa precisa se rever”, afirmou.
Ellen também refletiu sobre as mudanças que estão ocorrendo na televisão e na sociedade. Com 12 anos de carreira na TV Globo, ela destacou que sua primeira oportunidade como protagonista chegou após um longo período de espera, algo que suas colegas brancas não enfrentaram. “Meu desejo é que a gente, enquanto país e sociedade, entenda o absurdo que foi a escravidão e tenha respeito pela nossa história”, declarou.
A atriz também pontuou a necessidade de discutir os privilégios históricos das pessoas brancas em contrapartida às dores carregadas pelas pessoas pretas devido ao legado da escravidão. “A gente sempre fala das dores que as pessoas pretas carregam por causa da escravidão, mas não discutimos os privilégios que as pessoas brancas receberam por conta desse regime”, acrescentou.
Jéssica celebrou ainda a presença de outras duas mulheres negras em papéis principais nas novelas da emissora: Duda Santos em “Garota do Momento” e Gabz em “Mania de Você”. “Estamos avançando, principalmente quando vemos que as meninas são muito mais novas do que eu e estão tendo essa oportunidade. É um momento de celebração e o resultado de uma construção de muito tempo”, concluiu.