Belize: um Caribe de paisagens quase intocadas e perfeito para mergulhar

Belize, um dos países que mais vêm ganhando fama entre os turistas, traz todos os itens obrigatórios do combo Caribe – praias paradisíacas com água cristalina e areia branca, florestas tropicais, sol na maior parte do ano, ruínas maias, excelentes locais de mergulho e a miscigenação cultural -, mas sem as hordas de turistas que a maior parte dos outros destinos caribenhos possuem.

Isto torna o pequeno país (são menos de 23 mil km² somando a porção continental e as mais de 200 ilhas, um pouco maior que o estado de Sergipe) um outro tipo de experiência, perfeita para quem quer curtir a natureza da região de uma forma mais rústica e próxima de um Caribe real, sem os grandes resorts, lojas ou cadeias de restaurantes. Ainda assim, a estadia em Belize pode ser muito confortável, pois além do povo conhecido como acolhedor e gentil, há vários pequenos hotéis e pousadas de charme. Outras alternativas de hospedagem para quem gosta de conhecer como os nativos vivem são as casas de moradores e pousadas bed & breakfast.

Belize
O primeiro resort de luxo de Belize será construído na ilha Caye Chapel, pela rede Four Seasons.

No entanto, as paisagens quase intocadas; a diversidade da natureza (metade do país é composta por reservas ambientais); a maior barreira de corais do Hemisfério Norte, que possibilita nadar com tartarugas, arraias e golfinhos em baixas profundidades; o Blue Hole, uma fenda circular que ficou submersa com a elevação dos oceanos e é um fetiche para os praticantes do mergulho com cilindro; e ruínas maias bem preservadas, como o complexo Xunantuhich e as cidades gêmeas Santa Elena e San Ignacio, fazem da ausência de estrutura um charme a mais.

Altun Ha 6
Altun Ha está a apenas 45 minutos do aeroporto de Belize City e não tem o fluxo intenso de visitantes dos outros sítios do Caribe.
Belize Barrier Reef 4
Mesmo com snorkel e em águas rasas, dá para nadar com tubarões, arraias e tartarugas nos arredores da barreira de corais de Belize.

Outra singularidade do país é a sua colonização: apesar de receber muitas influências dos vizinhos Guatemala e México – Belize está em frente à península de Yucatán, famosa por abrigar Cancún e Playa del Carmen -, os espanhóis não chegaram ao território, que foi dominado por britânicos somente no século XVII, que introduziram o tráfico negreiro no território e a produção de bananas, até hoje o principal produto da pauta de exportação.

Além disso, é o país com a menor densidade demográfica da América Central. São menos de 400 mil habitantes, sendo Belize City a “metrópole” do país, com apenas 85 mil moradores. Em consequência disso, as casas nos bairros residenciais costumam ficar a dezenas de metros uma das outras, e a capital política, Belmopan, possui cerca de 20 mil habitantes e é uma das capitais menos populosas do mundo.

Liveaboard Belize Great Blue Hole Xl
O Blue Hole tem até 145 metros de profundidade e é um paraíso para os praticantes de mergulho com cilindro. São oferecidos dois tipos de mergulho: até 25 metros e a partir de 40 metros, este restrito para mergulhadores experientes.

Para chegar à Belize a partir de Fortaleza, a melhor opção é o voo da Copa Airlines, com duas operações por semana. Graças ao “hub das Américas” na Cidade do Panamá, é possível chegar em Belize em 10h10, incluindo a conexão de aproximadamente uma hora. O voo entre as cidades do Panamá e de Belize duram cerca de 2h20 e são operados em aeronaves Embraer 190. A Casablanca Turismo também oferece diferentes experiências para quem deseja conhecer Belize.

Ruína Maia Belize
O Templo dos Altares é a maior estrutura de Altún Ha, um dos 28 sítios arqueológico de Belize.

 

 

 

 

 

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES